plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
_

Um “plus” para aproximar as crianças do livro

A responsável por dar vida nova à história do livro “Flicts” é a Engenhoca Softwares Educativos, uma empresa de tecnologia e conteúdo criada em Recife. Daniel Edmundson, designer e sócio na Engenhoca, afirma que o livro como aplicativo está inserido em um

A responsável por dar vida nova à história do livro “Flicts” é a Engenhoca Softwares Educativos, uma empresa de tecnologia e conteúdo criada em Recife. Daniel Edmundson, designer e sócio na Engenhoca, afirma que o livro como aplicativo está inserido em um ambiente em que as crianças já estão acostumadas a se divertir.

“É mais uma maneira do conteúdo chegar ao público. Ele não compete nem cancela o livro ‘tradicional’, que continua a ser muito importante e tem o seu papel bem definido. O aplicativo é um ‘plus’, é mais um local onde a história pode acontecer e chegar à criança”, defende. Para Daniel, o maior atrativo da versão digital de “Flicts” é manter a essência da versão original.

“Isso é o mais importante. Claro que as interações são legais e trazem certa ‘novidade’, mas, para mim, o mais importante é o conteúdo original da história estar lá”, diz.O designer afirma que a trilha sonora do livro, criada exclusivamente para o aplicativo, também contribuiu para dar outra cara a “Flicts”.

“É algo realmente que temos muito orgulho de ter feito, numa parceria com o Fábrica Estúdios. A trilha contribui muito ao conteúdo original do livro, se tornou um novo ‘personagem’. Realmente funciona como uma trilha sonora de um filme, que quando você ouve já lembra do filme”, observa.

Na opinião do designer, o lúdico, a brincadeira, existe independente do meio. “O universo lúdico sempre vai existir, a tecnologia é apenas mais um ‘meio’ onde essas histórias podem se desenvolver. É um meio que já faz parte da realidade de muitas crianças. Nada mais lógico do que levar um conteúdo de qualidade até elas através de aplicativos bem pensados e coerentes”, diz.

Henrique Cabral, sócio e um dos criadores da Engenhoca, fala que foi desafiador preservar o espírito da obra de Ziraldo durante o desenvolvimento da releitura.

“O maior desafio para mim foi tentar criar um ambiente interessante para que as crianças quisessem voltar para o app/livro várias vezes, sem macular a obra original. Tivemos muita liberdade para ‘desmembrar’ as páginas do ‘Flicts’ e criar efeitos sonoros e animações.

Acreditamos que isso seja interessante para aumentar a experiência da obra”, explica Cabral, que coloca Ziraldo na lista de grandes escritores de livros infantis do planeta.

“Ziraldo é a maior referência de livro infantil no Brasil, na minha opinião, e um dos maiores do mundo. As imagens do Menino Maluquinho, Supermãe e Bichinho da Maçã semearam minha infância e agora fazem parte da vida de meus filhos”, diz o sócio da Engenhoca.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias