plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Festival de Audiovisual de Belém começa quarta

De 17 a 20 de setembro, Belém será a capital nacional da produção audiovisual. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Audiovisual de Belém - FAB 2014  conta com patrocínio do Banco da Amazônia e será realizado no Cinema Olympia.  Ao todo, o Festival

De 17 a 20 de setembro, Belém será a capital nacional da produção audiovisual. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival de Audiovisual de Belém - FAB 2014 conta com patrocínio do Banco da Amazônia e será realizado no Cinema Olympia.

Ao todo, o Festival recebeu mais de 70 inscrições de todo Brasil e dos Estados Unidos, nas categorias de curta metragem, videoclipe, campanha publicitária audiovisual, videoarte e crítica de cinema. Com uma equipe renomada de curadores, o processo de seleção das obras para o Festival foi rigoroso e levou em conta aspectos estéticos da obra, assim como o caráter de inovação, criatividade e produção.

Durante as Mostras Competitivas, o público poderá avaliar os curtas metragens e videoclipes selecionados e definir os campeões do júri popular.

Pará em evidência

A produção paraense é novamente destaque no FAB 2014. Apesar de ser um evento nacional, o Festival contou com grande participação de obras paraenses. “Ano passado o grande vencedor foi o curta Espátula e Bisturi. Este ano novamente contamos com grandes obras, em todas as categorias. Várias são finalistas e algumas serão vencedoras de algumas sub-categorias, o que comprova o bom momento na produção audiovisual do estado”, comenta Ana Carolina Almeida, uma das coordenadoras do evento.

Na categoria de curta metragem, aproximadamente 45% das obras selecionadas são paraenses. Na categoria videoclipe, o destaque é ainda maior, pois o número de obras paraenses corresponde á 57% do número de inscritos. “Há anos que a produção paraense de videoclipes não deixa a desejar em nada aos grandes centros do país. A quantidade e a qualidade das obras não surpreende, já é uma realidade”, destaca Ana.

Além das mostras competitivas, serão apresentados ainda os curtas “No movimento da Fé” (2013), de Fernando Segtowick e Thiago Pelaes; “Para Vler Poesia” (2012-2013), de Andrei Miralha e Marcílio Costa e "Remontando memórias” (2014), de Mouze Rose Ribeiro, na Mostra Especial de abertura do evento. Ainda na abertura, será lançado o videoclipe “Oswald Canibal”, de Henry Burnett.

Produção internacional também é destaque

A programação do festival terá a exibição do curta metragem “Singularity”, dos EUA, que participará da Mostra Competitiva do evento. O FAB 2014 contará ainda com a Mostra do Novo Cinema Português, com o lançamento no Brasil de dois filmes: o curta metragem “Corpúsculo” (2011), de Marcos Cosmos e do longa “Parto” (2010), de Antonio Borges. “A intenção é a partir deste ano sempre apresentar uma mostra de novo cinema de algum país. Este ano escolhemos Portugal, ano que vem provavelmente a mostra será de algum vizinho latino”, antecipa uma das responsáveis pelo FAB.

Programação contará com Seminário

Além da exibição das obras, o Festival traz em sua programação o Seminário Audiovisual de Belém (SAB). Com bate-papos e palestras ministradas por publicitários renomados e crítico de cinema, o seminário é uma chance de networking para profissionais do universo audiovisual, que permite a troca de experiências e o aperfeiçoamento.

Este ano, a discussão estará centrada em temas como o audiovisual em eventos, desafio dos documentários e relação entre a arte digital e a videoarte. Vale lembrar que a participação é gratuita e dará direito a certificados.

Serviço

Festival de Audiovisual de Belém 2014 (FAB 2014)

Quando? De 17 a 20 de setembro, de 15h às 21h

Onde? Cinema Olympia (Av. Pte. Vargas, 918)

Acesse a programação completa aqui.

Entrada Gratuita.

(DOL, com informações da assessoria)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias