plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Pinduca aponta Lia Sophia como substituta

Considerado o "Rei do Carimbó", Pinduca estava em Santarém quando soube da decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que aprovou o registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil. Foi dele o show de abertura do Çairé

Considerado o "Rei do Carimbó", Pinduca estava em Santarém quando soube da decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que aprovou o registro do carimbó como patrimônio cultural do Brasil. Foi dele o show de abertura do Çairé 2014, maior manifestação folclórica do oeste paraense. Em entrevista à Agência Pará, ele disse estar muito feliz com o reconhecimento nacional do carimbó, mas defendeu que o ritmo já é consagrado nacional e internacionalmente.

"Essa decisão representa realmente uma conquista, é o reconhecimento de todo um trabalho que vem sendo feito ao longo de décadas. Só eu tenho 50 anos de divulgação desse ritmo. Coincidentemente no dia em que sai essa notícia faço a abertura do Çairé, onde os dois grupos que disputam o festival usam bastante o carimbó em suas apresentações", comentou Pinduca.

"Carimbó não é mais música regional, ele é internacional. Faço shows em toda a America Latina, estive recentemente na França e sei o quanto esse ritmo contagia o público. Queria agradecer ao povo paraense, aos artistas que fazem a música e à imprensa paraense que tanto nos ajudou", completou o artista.

Sobre o que pode melhorar após o reconhecimento do Iphan, Pinduca faz algumas ressalvas. "Eu não acredito que possa melhorar muita coisa após esse reconhecimento. Acho que os artistas que trabalham com o carimbó vão continuar fazendo esse trabalho de resgate e fortalecimento das nossas raízes. Por enquanto ainda não pretendo parar, mas a minha preocupação é saber se virão outros para continuar com esse trabalho".

O músico já pensa no futuro e confidenciou que pode surgir uma "Rainha do Carimbó", apontando uma jovem cantora paraense como sua substituta. "Gostaria que fosse um dos meus filhos, mas eles não têm interesse. Tem uma moça que eu já convidei, disse que quero ser seu padrinho e espero que ela seja consagrada a Rainha do Carimbó. Ela está fazendo um trabalho muito bom e eu acredito que tem tudo para assumir esse posto: é a Lia Sophia", revela Pinduca.

(Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias