plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
_

Concerto homenageia obra de Waldemar Henrique

Seis escolas públicas de Belém, Ananindeua e Castanhal recebem a partir desta quinta-feira (11), apresentações do concerto encenado “Lírica Amazônia – As Lendas e o Folclore Nortista pelos Acordes de Waldemar Henrique”. O projeto proporciona aos estudant

Seis escolas públicas de Belém, Ananindeua e Castanhal recebem a partir desta quinta-feira (11), apresentações do concerto encenado “Lírica Amazônia – As Lendas e o Folclore Nortista pelos Acordes de Waldemar Henrique”.

O projeto proporciona aos estudantes de escola pública, um contato direto com a obra do maestro paraense Waldemar Henrique, mesclando música clássica e contação de histórias.

Em cada uma das onze visitas serão apresentadas todas as oito lendas do ciclo de canções compostas pelo maestro paraense. O repertório inclui canções como Matinta Perera, Nayá, Foi Boto, Sinhá!, Cobra Grande, Tamba-Tajá, Uirapuru, Manha-Nungara e Curupira. Compostas entre os anos de 1933 e 1936, as melodias mais importantes desta obra ganharam vida no ano de 1934, e neste ano de 2014 todo o conjunto completa 80 anos.

O produtor e diretor cênico do projeto, Guál Dídimo, destaca a importância deste trabalho para a cultura amazônica. “Waldemar Henrique é um ícone da música brasileira. Foi um dos primeiros compositores a explorar o universo mitológico-amazônico em suas melodias. Composições de sua autoria como Tamba-Tajá, Curupira, Uirapuru e Foi Boto, Sinhá, são consideradas patrimônio cultural do estado do Pará”, pontua.

Os encontros, que terão 50 minutos de duração, mesclando música clássica interpretada ao vivo, dinâmicas e contação de histórias, toma forma com a experiência dos artistas Milton Monte, da soprano Rafaela Caetano e do tenor Tiago Costa, que conduzem toda a parte musical do projeto. A contação de história é realizada pela atriz Zezé Caxiado e a correpetição e direção musical são da pianista Adriana Azulay.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias