plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Carimbó paraense é patrimônio cultural brasileiro

Pau, corda e registro oficial. A clássica estrutura da sonoridade do carimbó passa a ter a partir desta quarta-feira (11) mais um elemento de distinção. Na manhã desta quinta-feira (11), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patri

Pau, corda e registro oficial. A clássica estrutura da sonoridade do carimbó passa a ter a partir desta quarta-feira (11) mais um elemento de distinção.

Na manhã desta quinta-feira (11), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, aprovou por unanimidade o registro do Carimbó como patrimônio cultural do Brasil. Além de manifestação cultural, as formas de expressão contidas no Carimbó estão expressas em seus aspectos artísticos, cultural, ambiental, social e histórico da região amazônica.

Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. Entretanto, a principal característica do Carimbó está nas formas de organização e reprodução sociais em torno dele, no cotidiano de sociabilidade dos carimbozeiros, seja ele relativo ao dia-a-dia do trabalho ou das celebrações religiosas e seculares.

O termo carimbó (ou curimbó) faz referência a um tambor feito de madeira oca e coberto, em uma de suas extremidades, por couro de um animal, em especial o veado. Com o tempo, a denominação passou a se referir também à dança associada ao ritmo e dança produzido pela percussão.

Com frases simples, mas poéticas e estrutura melódica baseada no "pau e corda" (isto é, percussão e algum instrumento de cordas), o carimbó teve seu pedido de registro apresentado ainda em 2008. A música e a cultura paraense passam a ter agora mais um grande expoente com projeção nacional oficial.

(DOL, com informações do IPHAN)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias