plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Show apresentará samba em ritmo bem paraense

Quem disse que o samba precisa se restringir? Arthur Espíndola não foi, pois ele é o responsável por agregar elementos regionais ao samba, tão brasileiro, e faz disso uma grande inovação. Mais maduro musicalmente, como ele mesmo diz estar, Arthur lanç

Quem disse que o samba precisa se restringir? Arthur Espíndola não foi, pois ele é o responsável por agregar elementos regionais ao samba, tão brasileiro, e faz disso uma grande inovação. Mais maduro musicalmente, como ele mesmo diz estar, Arthur lança amanhã seu novo CD, “Tá Falado”, que traz a alegria da música paraense, como lundu, carimbó, retumbão e boi bumbá para as rodas de samba.

“Digamos que este é o primeiro CD comercial da minha carreira. O anterior foi feito de forma independente e, apesar de ser de músicas feitas por mim e cheias de verdade, era um disco de produtores, e a minha personalidade não estava toda impressa lá. O ‘Tá Falado’ tem mais a minha cara. Assumi a direção musical e tomei as minhas decisões. Posso dizer que o filho é meu”, comemora o músico.

O artista vem compondo uma diversidade de sambas que são a própria comprovação de que a riqueza musical brasileira é fruto de criatividade e diversidade. “O gostoso é ter liberdade para passear aonde a gente quiser. Clara Nunes, por exemplo, gravava xote, baião, bolero. E eu, por saber tocar vários instrumento, principalmente percussão e pandeiro, consigo obter as células rítmicas e as particularidades dos gêneros musicais. Então, torna-se fácil misturar a batida do carimbó com o samba de partido alto, o samba canção com o lundu, o samba mais tradicional com banguê e samba de cacete, que é o samba regional”, detalha Arthur.

O trabalho já está pronto há dois anos, mas o músico esperava o tempo certo para apresentá-lo ao seu público, e traçou todo um planejamento para isso acontecer. “Eu estava esperando o momento certo porque, na época em que finalizei o CD, eu estava cru em relação a popularidade, as pessoas precisavam me conhecer mais”, justifica. Por isso, mesmo com o CD pronto, ele conteve a ansiedade e foi para os palcos, e não poderia ter escolhido estratégia melhor para a carreira: ganhou o festival de música promovido pela RBA TV com a composição “Tô Fora de Moda”, que no disco tem a participação de Gaby Amarantos. Ele esteve em diversos programas de televisão, fez shows, integrou a mostra “Terruá Pará” e consolidou parcerias e laços importantes para a carreira. “Hoje, acho que o trabalho está pronto para ser lançado”, enfatiza Arthur, que também contou com Felipe Cordeiro, Mestre Curica, Luê Soares e as bênçãos da Velha Guarda da Mangueira como convidados no CD.

Convidados dão o clima especial

Para puxar a comissão de frente deste trabalho, Arthur apostava na música “Destino Cruzado”, mas foi surpreendido com outra canção que vem agradando ao público. “A gente acha uma coisa e acontece outra. No final, ‘Tô Fora de Moda’ acabou se tornando a grande música do disco. Composta quando o CD já estava pronto, ela foi a última a nascer e a ser gravada, mas saiu na frente de todo mundo”, brinca o músico.

O show de lançamento do CD nesta quinta, no Teatro Margarida Schivasappa, promete boa música e novidades, já que Arthur anunciou que irá fazer o lançamento do clipe “Maliciosa”, mais uma música que ele canta com Gaby Amarantos, mas que foi composta por Nanna Reis, João Marcelo Rocha e Renato Rosas. A música já é um aperitivo e vai estar no DVD que Arthur irá gravar até o final do ano e planeja lançar no ano que vem com mais músicas novas.

"‘Maliciosa’ é um ‘samba-merengue carimbolado’, uma mistura legal e eu e Gaby compramos a ideia. É uma música que não tem muitos elementos de samba de raiz, é um merengue, mas tem o surdo, o pandeiro e o cavaco que são do samba. No final fica tudo uma grande festa”, aposta o cantor.

A noite de lançamento conta com convidados especiais. Além de Gaby Amarantos, Arthur traz ao palco Renato Torres e Juliana Sinimbú para cantar “Bem Devagar”, de autoria dos dois (é a única faixa do disco que não tem a mão de Arthur na composição). Além disso, Keila Gentil, da Gang do Eletro, promete surpreender quem estiver na plateia. “Vamos mostrar um lado dela que pouca gente conhece”, antecipa, misterioso, Arthur.

Serviço: Lançamento do CD “Tá Falado”, de Arthur Espíndola, às 20h desta quinta-feira (26), no Teatro Margarida Schivasappa (Centur - Gentil, esquina om Rui Barbosa). Ingressos: R$ 10, à venda na bilheteria do teatro e nas lojas Ná Figueredo (Gentil e Estação das Docas). Mais Informações através do (91) 8091-8324.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias