plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Espetáculo resultante de oficina marca arraial

Teatro, humor, música, literatura de cordel e técnicas circenses. Tudo isso cabe no espetáculo “Farsas de Uma Noite de São João”, que estreia esta noite, às 18h, na Fundação Curro Velho, como resultado da oficina de artes cênicas realizada desde março. S

Teatro, humor, música, literatura de cordel e técnicas circenses. Tudo isso cabe no espetáculo “Farsas de Uma Noite de São João”, que estreia esta noite, às 18h, na Fundação Curro Velho, como resultado da oficina de artes cênicas realizada desde março.

São 15 jovens em cena, com idade a partir de 12 anos, que contam a história dos personagens Julião e Balandrot, os dois moradores de rua que necessitam da caridade e da bondade das pessoas. “Eles só se alimentam oficialmente duas vezes ao ano, durante o São João e o Natal. No decorrer da história, eles vão pedir ajuda para comer na casa do pasteleiro, mas toda a história se desenrola com o roubo do pastelão que acabará com um julgamento de Julião e Balandrot”, pontua a técnica em gestão cultural e diretora do espetáculo Keila Sodrach.

Keila explica que a peça foi montada a partir de textos de farsas medievais, num processo de pesquisa que envolveu os alunos da oficina até a criação dos personagens. Os jovens estudaram a construção e criação do papel, aprenderam técnicas corporais e teatrais. “Costumo fazer um processo colaborativo no teatro, somos encenadores, diretores, criadores. Todo o trabalho em cena foi basicamente os alunos que criaram, com improvisações que não posso contar, são surpresas fantásticas! Um espetáculo para a família toda assistir, bem pastelão, com uma maquiagem exagerada e um figurino medieval”, adianta a diretora.

O espetáculo “As Farsas de Uma Noite de São João” abre a programação junina da Fundação Curro Velho, que continua na sexta-feira, 27, a partir das 17h, com shows de carimbó, quadrilha, boi bumbá, espetáculos de teatro e mostra de filmes.

Uma das atrações é a quadrilha Crias na Roça, que mistura passos modernos e tradicionais. “Estou muito feliz por saber que os alunos acreditaram no processo e estão se divertindo, pois isso se perdeu com a quadrilha moderna, por conta das disputas”, comenta a instrutora Bárbara Viana.

Os grupos Asas da Percussão, o Carimbó de Pau Oco e Curimbó de Bolso são outras atrações nas próximas noites do Curro Velho, além dos espetáculos Boi Curro de Ouro, que reúne alunos das oficinas de teatro, canto coral e percussão, e também “A Árvore Mágica”, com os alunos das oficinas de iniciação artística. No dia 27, será exibido o filme “Carimbó – Pau e Corda”, produzido pela Rede Cultura. Durante todos os dias haverá venda de comidas típicas e brincadeiras de São João.

SERVIÇO

“As Farsas de Uma Noite de São João” e Arraial Junino
Quando: Hoje e amanhã e nos dias 2 e 3 de julho
Hora: 18h
Onde: Teatro da Fundação Curro Velho (Trav. Djalma Dutra – Telégrafo)
Quanto: entrada franca

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias