plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
_

Arrastão do Pavulagem terá roda cantada no domingo

Entre cantos, batuques e bailados, músicos, dançarinos e pernas de pau têm a tarefa de contagiar o povo durante a roda cantada que acontece no próximo domingo (22), no 2º Arrastão do Pavulagem. A roda vai repetir o desafio de deixar adultos, jovens e cria

Entre cantos, batuques e bailados, músicos, dançarinos e pernas de pau têm a tarefa de contagiar o povo durante a roda cantada que acontece no próximo domingo (22), no 2º Arrastão do Pavulagem. A roda vai repetir o desafio de deixar adultos, jovens e crianças no clima cortejo, entoando cantos ao som de quadrilha, xotes, carimbós e toadas de boi, a partir das 9h.

As canções do repertório deste ano da roda cantada evocam o cotidiano do homem amazônico. Retratam o vaqueiro, o Boi Pavulagem, o pescador, o ribeirinho. Falam de trabalho, amor e festa. São letras e melodias que reverenciam a música de raiz da região e o legado dos mestres da cultura popular brasileira. “Estamos na rua para ensinar e ressoar uma cultura que não depende do mercado, das rádios, que esse sentimento pelos nossos sons, pela própria floresta, pode ser absorvido através do canto e da dança”, resume Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem.

Ronaldo Silva e Allan Carvalho são os responsáveis pela escolha do cancioneiro trabalhado a cada ano na roda. Depois de selecionadas, elas são cantadas e tocadas durante todo o período de preparação das atividades. Nesses quatro anos de atividades, o percussionista Clayderson Freire não participou diretamente. No entanto, desde o ano passado ele é um dos tocadores de alfaia (instrumento de percussão) da roda. “Eu organizava a saída de todos os instrumentos no cortejo. Agora faço parte do grupo da roda, que é formado por dez pessoas e onde revezamos todos os instrumentos, para que nós possamos nos apresentar em outras ocasiões com desenvoltura e sem perda, caso alguém não vá poder comparecer”, explica.

Com patrocínio da Vale, por meio da Lei Rouanet, o Arrastão do Pavulagem 2014 ocorre todo domingo até 6 de julho. Concentração, às 9h, na escadinha da Estação das Docas.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias