plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Exposição e retrospectiva resgatam programa

Os programas infantis da TV Cultura formaram muitas gerações, com suas mensagens educativas e, mais importante ainda, com estímulo à fantasia. Agora ao completar 45 anos, “Bambalalão” (1977), “Rá-Tim-Bum” (1995) e “X-Tudo” (1992) voltam ao ar para cel

Os programas infantis da TV Cultura formaram muitas gerações, com suas mensagens educativas e, mais importante ainda, com estímulo à fantasia. Agora ao completar 45 anos, “Bambalalão” (1977), “Rá-Tim-Bum” (1995) e “X-Tudo” (1992) voltam ao ar para celebrar a data e fazer a alegria de novos e antigos fãs.

“Tivemos muitas ideias para a data, mas optamos pelo resgate do acervo da emissora”, conta a programadora Rita Okamura. Os primeiros especiais estão garantidos até o próximo sábado, embora o período comemorativo deva ser estendido. “Se tivermos recursos para levá-lo até os 46 anos do canal, faremos isso”, destaca.

No lançamento da programação comemorativa, o ator João Victor d’Alves comentou um episódio de “Rá-Tim-Bum”. Ele se lembra de como era viver Ivo, na atração: “Era um ambiente criado por pessoas que pensavam a TV e a comunicação de forma lúdica”, diz.

Os comentários sobre “Bambalalão” foram feitos pela ex-apresentadora Gigi Anhelli. “É gratificante. Foi um programa com conteúdo e que abriu portas para outras produções infantis”, analisa Gigi.

Sem dúvida, “Castelo Rá-Tim-Bum” foi a produção infantil mais bem-sucedida da TV Cultura. Atração que chegou até a virar filme, em 1999, agora o programa ganhará uma exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em julho. Os ingressos para a mostra começarão a ser vendidos no dia 8 de julho, e a visitação iniciará dia 16. Nela, figurinos e objetos usados no cenário e em quadros do programa poderão ser vistos de perto.

“Vamos exibir o especial do ‘Castelo’ na TV no dia 30 de junho, justamente para chamar a atenção para a exposição, que será grande”, afirma Rita Okamura, programadora da TV Cultura.

Para o ator Sérgio Mamberti, que fazia o tio Vitor no infantil, a mostra terá um papel maior. “Acho que ela despertará um novo ciclo para o programa. Pelo retorno do público, poderemos avaliar a função que a TV exerce na cultura”, diz o ator, que torce para que cresçam os investimentos na emissora. “Ela tem de retomar o seu papel como TV pública e cultural neste país”, cutuca.

Emocionado, Mamberti reforça que fez carreira no canal. “Por onde vou, até hoje me cumprimentam pelo tio Vitor. O ‘Castelo’ era uma atração educativa que respeitava o universo criativo da criança. Tenho orgulho de ter participado”, encerra.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias