plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
_

Pela memória do grande ator Philip Hoffman

Hoje o Cine CCBEU faz homenagem póstuma a uma grande figura do cenário cinematográfico: o ator Philip Seymour Hoffman, que está presente no filme ‘Antes que o Diabo saiba que você está morto’. O filme será exibido às 18h30, com entrada franca, e

Hoje o Cine CCBEU faz homenagem póstuma a uma grande figura do cenário cinematográfico: o ator Philip Seymour Hoffman, que está presente no filme ‘Antes que o Diabo saiba que você está morto’. O filme será exibido às 18h30, com entrada franca, em parceria com a Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema (APJCC), e será uma oportunidade aos amantes da sétima arte para debater sobre cultura e linguagem cinematográfica. O Cine CCBEU fica na Travessa Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos.

Na trama, ‘Andy’ Hanson (Philip Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, convence o irmão Hank (Ethan Hawke) a assaltar a joalheria dos pais deles, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). Devendo três meses da pensão de sua filha, cuja guarda está com a ex-mulher, Hank acaba aceitando o convite de Andy.

O plano que no início parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar, no momento de agir acaba deixando falhas e uma pessoa em estado terminal. Após o incidente, Charles jura investigar e vingar-se a qualquer custo dos culpados, sem saber que está à caça de seus próprios filhos.

Sidney Lumet é o nome por trás da vigorosa narrativa encontrada em ‘Antes que o Diabo saiba que você está morto’. Lançado em 2007, nos Estados Unidos, este é o último filme do diretor, conhecido por sua habilidade suprema de extrair performances arrebatadoras de seus atores.

“Como esquecer o desastroso e poético assaltante interpretado por Al Pacino em ‘Um Dia de Cão’, de 1975?”, indaga Aerton Martins, crítico da APJCC. Além das duas obras já citadas, Lumet também foi responsável por outros grandes filmes da história do cinema, entre eles: Doze Homens e uma Sentença (12 Angry Men), Um Dia de Cão (Dog Day Afternoon), Rede de Intrigas (Network), O Príncipe da Cidade (Prince of the City) e O Veredito (The Verdict).

Lumet ficou conhecido especialmente por sua capacidade de atrair os atores mais talentosos e reconhecidos para seus projetos. Em ‘Antes que o Diabo saiba’, não foi diferente. “A atuação memorável desta vez coube ao grandioso Phillip Hoffman. Hoffman foi também um diretor de teatro. Atuava em peças ‘off-broadway’. A tradição do gestual, do olhar que petrifica e ilumina, vem dessa bagagem dos palcos”, comenta Aerton.

Nascido em 23 de julho de 1967, Hoffman conquistou reconhecimento por seu trabalho em filmes célebres, como ‘Tudo pelo Poder’ (2011), ‘Sinédoque, Nova York’ (2008), ‘Magnólia’ (1999), ‘O talentoso Mr. Ripley’ (1999), ‘Cold Mountain’ (2003) e ‘Patch Adams’ (2008). Foi quatro vezes indicados ao Oscar, levando o prêmio por ‘Capote’ (2005). Como Jon Savage, em ‘A Família Savage’ (2007), foi indicado ao Globo de Ouro. Aos 46 anos, foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova Iorque, dia 2 de fevereiro deste ano, possivelmente por overdose. Ele encontrava-se em fase de gravação da continuação da série ‘Jogos Vorazes’.

A transição do palco para as telas aconteceu no inicio da década de 1990, e mesmo fazendo papeis de coadjuvante, Hoffman sempre chamou atenção. “Em Boogie Nights (1997), de Paul Thomas Anderson, fazendo um papel de um homossexual, recebeu elogios rasgados da critica e público. Sua personagem dançava entre a insegurança psicológica e o desequilíbrio físico. Ele é o mimetismo na tela, a segurança do olhar, a imponência da timidez que dialoga com o seu eu selvagem e assustador”, diz Aerton, resumindo quem era Philip Hoffman, um dos gigantes de sua geração.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em _

Leia mais notícias de _. Clique aqui!

Últimas Notícias