plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONCURSOS

Concurseiro, mantenha os estudos aquecidos na Copa

Toca o apito e começa a Copa do Mundo de 2014. O principal evento esportivo do ano, que acontece até o dia 13 de julho, desperta atenção de muitos no país, mas como será para os concurseiros? Como estudar diante da agitação neste período? A reportagem con

Toca o apito e começa a Copa do Mundo de 2014. O principal evento esportivo do ano, que acontece até o dia 13 de julho, desperta atenção de muitos no país, mas como será para os concurseiros? Como estudar diante da agitação neste período? A reportagem conversou com especialistas que analisaram a situação.

João Mendes, diretor de um curso preparatório, entende que é um tempo precioso para quem estabeleceu o desafio de conseguir um cargo público. “Se for estudar e não assistir aos jogos, que estude com o coração inteiramente dedicado, sem se lamentar por não estar com os amigos e a família. Procure um lugar mais calmo, longe do agito, para não cair em tentação. Se for ver os jogos, que faça isso com liberdade, sem culpa, e depois retome os estudos . Uma boa sugestão é aproveitar que o ritmo de trabalho ir á diminuir e estudar antes do jogo , assim poderá se sentir menos ‘incomodado’ pelo tempo não usado para os estudos”, afirma.

Mendes destaca que o importante é não se afastar por completo dos estudos e se planejar. “Mantenha uma rotina de estudos. Se tiver dificuldade de concentração, faça revisão dos temas que já estudou e responda questões de provas sobre tais temas. Por fim, lembre-se que o fator psicológico é um tremendo diferencial. Muitos se perdem por ficarem presos à culpa ou ao ‘se eu tivesse feito assim ou assado’, ou por se impor em uma carga tão pesada que terminam sucumbindo”, completa.

O professor de um curso on-line, Giuliano Menezes, entende que nesta Copa tudo deve ser mais intenso porque ela é realizada no país. “Se você gosta de futebol, é impossível ficar distante desta ‘atmosfera’. Não é possível se isolar 100%. Por outro lado, você também não deve suspender sua preparação e só retornar após o dia 13 de julho, quando será realizada a final. É perfeitamente possível você assistir aos jogos do Brasil. Em caso de chegar à final, serão sete jogos. Considerando que cada jogo dura aproximadamente duas horas e, considerando uma hora extra (para relax ar um pouco), você ter á ‘perdido’ 21 horas, ou seja, menos de um dia”, analisa.

Menezes entende que o concurseiro já deve ter reservado um período de descanso na rotina de preparação. “Um domingo, um cinema, uma praia, afinal, ninguém é de ferro e, com certeza, você pode trocar este período de descanso pelo jogo do Brasil. O que não pode é quebrar o ritmo, interrompendo a rotina de estudos . Terminado o jogo , comemore de forma rápida e retome os estudos. Com bom senso, organização e foco bem definido , é possível conciliar este momento mágico de Copa com a preparação séria para um concurso público”.

O diretor Fernando Bentes e o professor Arenildo Santos, ambos do de um site com conteúdo para concurseiros, acreditam que a competição pode ser um meio de confraternizar e relaxar das leituras intensas. “No entanto, o ideal é o candidato fazer um cronograma de estudos e de jogos, alternando entre a convivência com a família e com os amigos e, ao mesmo tempo , reservando os dias e horários que poderá se dedicar aos estudos . Sendo assim, poderá aproveitar a Copa sem perder o foco nos concursos”.

“O sentimento de brasilidade aflora, sobretudo na hora dos jogos da seleção, dificultando ou mesmo impedindo a concentração nos estudos. É importante que o candidato ‘curta’ esses momentos sem culpa. É como uma ‘dieta’: em alguns momentos, a quebra do rigor é até saudável, desde que não se desvie do foco. Durante este período, a rotina de estudos deve ser flexibilizada, mas não abandonada. Desacelerar, diminuir, aumentar o período de descontração, mas de modo algum interromper de vez os estudos”, arremata Santos.

(Jornal dos Concursos/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Concursos

Leia mais notícias de Concursos. Clique aqui!

Últimas Notícias