Notícias / Concursos e Empregos

DICAS DO DOL

A ansiedade é sua inimiga. O DOL vai te ajudar a driblá-la

Quarta-Feira, 18/07/2018, 10:54:09 - Atualizado em 18/07/2018, 11:50:15 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

A ansiedade é sua inimiga. O DOL vai te ajudar a driblá-la (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Muitos candidatos a uma carreira no serviço público já acordam ansiosos, agitados, com os pensamentos a mil. Além de teremde resolver uma porção de coisas ao longo do dia, eles ainda precisam vencer uma grande quantidade de conteúdos em pouquíssimo tempo até o dia da prova. Sem contar que precisam estar atentos e manter-se preparado para registrar toda informação ao longo prazo até o dia da prova. Os candidatos que sofrem de ansiedade, acaba não tendo uma outra opção a não ser aprender a controlar a mente com perfeição, seja para assimilar os conteúdos que precisa estudar ou seja para ter domínio sobre as emoções e não ser prejudicado pelo temido “branco” no dia da prova.

Para alcançar esse autocontrole é focar menos na chegada e mais na caminhada. O candidato precisa saberdesfrutar do processo de preparação, curtindo um dia após do outro. O sucesso ainda está por vir, e viver da ante-cipação sobre como ele será só produz mais ansiedade.

Para ajudar a quebrar o padrão mental que leva a esse mal, selecionamos algumas dicas de comportamento que você concurseiro deve adotar. As mudanças comportamentais que vamos sugerir vão ajudar você a focar mais no presente que em vez de continuar a desperdiçando dias, meses e anos sofrendo por antecipação por problemas que não vão ocorrer. Vamos a elas?

1) Evite más notícias ao acordar:

Fuja delas. Nada de acordar conectado, em especial ao trabalho, a desgraças, a catástrofes, a chacinas, a atentados terroristas. Quando nos deparamos logo cedo com notícias desagradáveis “gera uma descarga de adrenalina intensa no organismo logo pela manhã.

2) Evite despertadores excessivamente barulhentos:

Acordar assustado com o barulho do celular ou do relógio, programados para tocar alto pode comprometer o seu bem-estar. Programe seu despertador para tocar uma música clássica. Esse gênero musical cria sintonia com a aprendizagem, ajuda na concentração e prepara a mente para os estudos, contribuindo para a realização de projetos pessoais e profissionais.

3) Evite pular o café da manhã:

Sair de casa sem ter tomado o café da manhã deixa o seu corpo sem energia para realizar suas atividades antes mesmo do começo do dia. Sem energia suficiente o corpo passa a realizá-las de modo mais lento. O resultado? Sonolência, falta de ânimo, menos produtividade.

4) Pratique a tolerância e a compreensão:

Quando uma pessoa desenvolve sua capacidade de empatia, ela se torna apta a perceber nos outros o melhor que eles têm a lhe oferecer. Isso faz toda a diferença quando se está buscando a aprovação em concurso público, já que o trabalho em equipe, o estudo em grupo e a ajuda e o apoio dos amigos, colegas e mestres podem ser o grande diferencial entre a reprovação e uma boa classificação. Pense nisso.

5) Organize e planeje bem o seu tempo:

Se já não houver tanto tempo assim, lembre-se de que uma semana pode ser o suficiente para um bom planejamento, desde que você a aproveite bem. Eleja prioridades e defina com precisão as tarefas importantes que devem ser executadas dia a dia.Os estudos precisão vir em primeiro lugar.

6) Pergunte a si mesmo se o que você julga ser uma tragédia é de fato uma:

Quando você pensa sobre isso, percebe que poucos eventos na vida podem realmente ser considerados trágicos o bastante para nos deixar ansiosos ou estressados. O resto das situações ruins são problemas que têm solução. Quando se enxerga a vida dessa forma, desenvolve-se mais serenidade para resolver os problemas do dia a dia e conclui-se que não há razão para se aborrecer com coisas sem importância. Fica mais fácil direcionar as energias para projetos mais auspiciosos, como a mudança de vida que será alcançada por meio da aprovação em um excelente concurso público.

7) Evite o convívio com pessoas pessimistas:

Pessoas que veem o lado mau em tudo são treinadas para difundir apenas ideias ruins que nada agregam aos planos de estudo e às táticas de aprovação adotadas por quem estuda para concurso. Quanto maior a pressa em atingir os seus objetivos, maior a ansiedade. Mente acelerada é mente desequilibrada. Vá com calma e leve o tempo que precisar para ser aprovado. Aceitando a real possibilidade de fracassar, de errar, de perder. Não tenha pressa e saiba conviver com a insegurança. É preciso entregar uma parte da nossa vida a Deus, ao destino, à sorte. Quando fazemos a nossa parte com perfeição, nossas chances de sucesso aumentam.Vamos juntos, com equilíbrio, até a posse no cargo dos sonhos!

Quer estudar com materiais que ofereçam a você a possibilidade de treinar questões de concurso. Quer estudar com materiais que ofereçam a você a possibilidade de treinar questões de concurso. Usando plataformas online. Com eles você tem acesso a videoaulas, materiais em PDF, audioaulas, simulados, banco de questões e muito mais. Aproveite a oportunidade e já comece a realização do seu sonho hoje mesmo.

Quer saber quais  os certames mais procurados da atualidade e os salários dos cargos ofertados? Inscreva-se abaixo e receba a relação.

 

Faça parte dessa rede!

 

(DOL Concursos)





Comentários

Destaques no DOL