Notícias / Concursos e Empregos

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Descubra tudo o que você pode fazer com a nota do Enem

Sexta-Feira, 09/02/2018, 10:44:53 - Atualizado em 09/02/2018, 10:44:53 Ver comentário(s) A- A+

Descubra tudo o que você pode fazer com a nota do Enem (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Criado em 1998 para avaliar o desempenho do ensino médio nacional, o Enem acabou se tornando uma porta de entrada universal, não apenas para o ensino superior, mas para uma série de programas do Governo Federal. Confira abaixo tudo o que você pode fazer com a nota do Enem:

1.Entrar na universidade pública sem fazer vestibular

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), qualquer pessoa que tenha feito o Enem pode usar sua nota para concorrer a uma vaga nas instituições públicas de todo o país. Cada universidade possui seus próprios critérios de nota mínima para ingresso, e o principal critério é não zerar na prova de redação.

2.Ganhar uma bolsa de estudos na faculdade particular

O ProUni é o programa criado durante a presidência de Lula em 2005 e abre suas inscrições logo depois do processo seletivo do Sisu. O programa oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em faculdades privadas de todo o país. Para participar é necessário atender a critérios de renda familiar e ter feito o Enem no ano anterior.

3.Financiar a faculdade a juros baixo e prazo longo

O Fies é o programa que permite aos estudantes estudar em faculdades privadas financiados pelo governo. Para conseguir o benefício, o estudante deve ter alcançado pelo menos 450 pontos na média geral do Enem e não zerar a redação.

Um ano e meio após formado, o estudantes deve pagar o valor do curso com juros acessíveis. Após o atual Governo Federal mudar as regras, está cada vez mais difícil conseguir o Fies.

4.Entrar na faculdade privada sem fazer prova

É cada vez maior o número de faculdades privadas aceitam a nota do Enem para selecionar seus alunos por meio da nota do Enem.

6 Entrar na universidade na Europa

É possível usar a nota do Enem para estudar no exterior. Por enquanto, seis universidades de Portugal reservam uma parte de suas vagas para brasileiros, que são selecionados pela nota do Enem.

Para concorrer é necessário pagar uma taxa de inscrição e pagar com todos os custos.

(Fonte: Terra)

 

 







Comentários