plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Homenagens: jovens e ciclistas na fé em Maria

As homenagens à virgem de Nazaré continuam hoje, com mais duas romarias. A primeira delas terá início às 8h deste sábado, 15, na Praça Santuário de Nazaré: a Ciclo Romaria. Nesta procissão, milhares de romeiros acompanham a Imagem Peregrina com bicicletas

As homenagens à virgem de Nazaré continuam hoje, com mais duas romarias. A primeira delas terá início às 8h deste sábado, 15, na Praça Santuário de Nazaré: a Ciclo Romaria. Nesta procissão, milhares de romeiros acompanham a Imagem Peregrina com bicicletas, muitas delas enfeitadas com referências à festa nazarena. A novidade deste ano são as camisas oficiais que a Diretoria da Festa disponibilizou para os romeiros.

As camisas podem ser adquiridas trocando por 1kg de alimento não perecível mais R$10, na sede da Diretoria da Festa, no Centro Social de Nazaré. A aquisição não é obrigatória e, também, não tem caráter de inscrição ou quesito para participar da romaria, mas é uma forma a mais de ajudar instituições, como o Cantinho de São Rafael, projeto que atende crianças e adolescentes carentes na periferia de Ananindeua.

A Ciclo Romaria foi criada há 12 anos, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. Em 2011, o trajeto da procissão foi ampliado para contemplar todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré. Em 2015, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese-PA), 10 mil pessoas acompanharam a procissão (pedalando, andando ou assistindo à passagem).

JUVENTUDE

A alegria, animação e muita fé são as principais características da 8ª das 12 romarias oficiais do Círio de Nazaré: a Romaria da Juventude. A procissão ocorre neste sábado, 15, logo após a missa das 14h, celebrada por Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém. Tradicionalmente, esta romaria muda seu local de saída para contemplar todas as comunidades católicas da região. Este ano, ela sairá da Paróquia Mãe da Divina Providência, em Val-de-Cans, e será uma das maiores desde a primeira edição, com um percurso de 9,4km.

Durante a procissão, os participantes são animados por um trio elétrico e acompanham a Imagem Peregrina entoando músicas marianas e orando. Um dos grandes símbolos desta procissão é a Cruz Missionária. Com aproximadamente quatro metros, o objeto sagrado é todo feito em madeira e conduzido por jovens de todas as regiões episcopais que participam em esquema de revezamento. Na chegada da procissão, prevista para 19h, ocorrerá missa, presidida por Dom Bernardo Johannes, Bispo da Diocese de Óbidos-PA.


PARA ENTENDER

CICLO ROMARIA

Saída da Praça Santuário, seguindo pelas avenidas Magalhães Barata, José Bonifácio, José Malcher, 09 de Janeiro, Antônio Barreto, Doca de Souza Franco, Domingos Marreiros, Alcindo Cacela, José Malcher, Dr. Moraes, Braz de Aguiar, Serzedelo Correa, Gentil Bittencourt, 03 de Maio, Conselheiro Furtado, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Caripunas, Quintino Bocaiuva e retorno na avenida Nazaré, rumo à Praça Santuário.Previsão e local de saída: 8h – Praça Santuário de Nazaré. Previsão e local de chegada: 10h – Praça Santuário de Nazaré.

PARA ENTENDER

ROMARIA DA JUVENTUDE

Percurso tem 9,4km. Saída da Paróquia Mãe da Divina Providência, na Av. Júlio César, seguindo pela Pedro Álvares Cabral, Dr. Freitas, Pedro Miranda, Alcindo Cacela, José Malcher, Generalíssimo, Nazaré até Praça Santuário.Missa de saída: 14h, na Paróquia Mãe da Divina Providência. lPrevisão de início da romaria: 15h.Missa de chegada: 19h, na Basílica Santuário.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias