plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Círio 2013 superou os números de anos anteriores

A avaliação geral das romarias nazarenas do Círio 2013 foi apresentada nesta segunda-feira (28), durante entrevista coletiva da Diretoria da Festa. De acordo com os dados apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômic

A avaliação geral das romarias nazarenas do Círio 2013 foi apresentada nesta segunda-feira (28), durante entrevista coletiva da Diretoria da Festa. De acordo com os dados apresentados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Círio deste ano superou as expectativas do ponto de vista da evangelização, organização, segurança e participação de fieis.

A festividade trouxe mais uma vez trouxe uma grande contribuição para a economia do estado, assim como a sua exposição na mídia local, nacional e internacional. O Dieese estima que a quadra nazarena mobilizou a mão de obra de 70 a 80 mil pessoas, cerca de 95% destas no mercado informal.

Quanto a participação de romeiros nas procissões, o Dieese constatou que os números cresceram novamente, tornando este o maior Círio da história. No Traslado da Basílica de Nazaré até Ananindeua, a imagem peregrina percorreu 55 quilômetros em cerca de 12horas e 40minutos, envolvendo romeiros e turistas, além de veículos, motos e bicicletas. A estimativa é de que aproximadamente 1,3 milhão pessoas tenham participado da passagem da imagem da santa em todo o percurso.

Já a romaria fluvial saiu de Icoaraci até a escadinha do cais do Porto em Belém e percorreu 18 quilômetros em aproximadamente duas horas. O Dieese estimou que 500 embarcações tenham participado. A romaria dos ciclistas contou com a participação de cerca de dez mil pessoas, percorrendo os 13 quilômetros em cerca de três horas. A romaria da juventude passou por quatro quilômetros de trajeto, em cerca de 2 horas e 50 minutos, sendo que a estimativa de participantes foi de 30 mil pessoas.

A romaria das crianças contou com a participação de 300 mil pessoas, dentre adultos e crianças, com um trajeto de dois quilômetros em duas horas de procissão. A romaria da festa foi realizada com a participação estimada em 10 mil pessoas, em um quilômetro, durante 1 hora e 10 minutos.

Por fim, o Recírio teve a participação de cerca de 50 mil fieis e ocorreu em 45 minutos, num caminho de 650 metros.

SERVIÇOS

Durante o período das festividades do Círio 2013, o custo de transporte, rodoviário, aéreo e marítimo ficou mais caro em relação ao ano passado, com variações que oscilaram entre 7% a 20%. No setor de hotelaria, a hospedagem também ficou mais cara em percentuais que oscilaram num aumento entre 7% a 20%, com relação ao ano passado.

A alimentação, por sua vez, bateu recordes de alta nos preços. O tradicional pato vivo, ingrediente fundamental para um dos pratos típicos da época, teve reajuste de até 10%. Além disso, também ficaram mais caros outros produtos e ingredientes como os componentes da Maniçoba e até mesmo o frango.

No fluxo contrário, os objetos em cera confeccionados para os pagadores de promessas foram itens que não apresentaram reajustes em relação ao Círio do ano passado.

ATENDIMENTOS

Segundo os dados da Cruz Vermelha analisados pelo Dieese/PA , no Círio deste ano foram realizados 2.316 atendimentos, sendo a maioria por desmaio (567 ocorrências atendidas). O segundo maior índice foi de verificação de pressão arterial, com 429 ocorrências; seguido de insolação(190); ferimentos leves (155); luxação (154); falta de ar (133); desidratação (121); e mal estar (111).

A Cruz Vermelha constatou que o número de atendimentos foi de bem maior que no ano passado, quando foram registrados 1.968 casos.

(DOL com informações do Dieese/PA)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias