plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Nossa Senhora é homenageada em Marituba

Com o tema “Maria de Nazaré, ensina teu povo a rezar”, a comunidade do bairro Dom Aristide (antiga Colônia), em Marituba, celebrou o 72º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Antes do cortejo, o bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, celebrou missa

Com o tema “Maria de Nazaré, ensina teu povo a rezar”, a comunidade do bairro Dom Aristide (antiga Colônia), em Marituba, celebrou o 72º Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Antes do cortejo, o bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, celebrou missa campal e falou sobre a importância do tema na vida dos cristãos. Segundo ele, assim como a mãe de Jesus frequentava constantemente a casa de Deus para rezar, as pessoas também precisam visitar mais os templos religiosos, zelar por Jesus e rezar.

Para ele, há dois templos: os santuários e os da pessoa humana, constituídos a partir do batismo. “Este templo precisa ser cuidado, amado e respeitado. Deus também faz de nós, santuário”, afirmou.

Este ano, pela primeira vez, a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu da Unidade Especial Abrigo João Paulo II, localizado no bairro.

O abrigo é referência no acolhimento e tratamento de pessoas atingidas pela hanseníase. Fundada em 1942, a unidade cuida de 52 pacientes desassistidos socialmente, além de pacientes que já foram acometidos pela doença e ainda pelos doentes da Colônia do Prata.

O Pará ocupa o terceiro lugar no ranking brasileiro de hansenianos. Em seu sermão, Dom Teodoro falou da importância do trabalho realizado no abrigo e dedicou a missa aos funcionários e pacientes.

O mais antigo deles, Francisco Assis Souza, de 84 anos e morador do abrigo desde 1945, ficou emocionado em poder participar da missa.

“É sempre uma alegria receber tanta gente. Pedi à Nossa Senhora que sempre nos abençoe e nos dê saúde”, disse ele.

PROCISSÃO

Após a missa, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré sairam em procissão pelas principais ruas do bairro.

Durante o trajeto de cerca de duas horas, a imagem da padroeira recebeu diversas homenagens e terminou com a bênção final na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Originado como uma pequena procissão para abençoar os hansenianos, o Círio de Nazaré, em Marituba, já faz parte da história do lugar, antes mesmo dele se tornar município.

A berlinda foi puxada pelos guardas da santa protegidos por uma enorme corda semelhante à do Círio de Belém.

Segundo o pároco, Jaime Bernardi, a programação se estenderá até o dia 16 de novembro com atrações culturais, celebrações diárias e realização do Círio das Crianças.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias