plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRASIL

Motoristas da Uber paralisam atividades esta quarta-feira (8)

Muitos motoristas do aplicativo Uber, inclusive na capital paraense, devem aderir nesta quarta-feira (8) ao movimento de paralisação global chamado de “Uber Off” (Uber desligado), em protesto contra os valores pagos pela empresa aos motoristas. A alta d

Muitos motoristas do aplicativo Uber, inclusive na capital paraense, devem aderir nesta quarta-feira (8) ao movimento de paralisação global chamado de “Uber Off” (Uber desligado), em protesto contra os valores pagos pela empresa aos motoristas. A alta dos combustiveis no Brasil também impulsionou a insatisfação.

Estão marcadas manifestações de motoristas por todo o Brasil. Em Belém, ainda não há nenhum ato programado, mas estima-se que muitos motoristas insatisfeitos com as margens de lucro do aplicativo devem aderir.

Entre as reivindicações dos motoristas estão a redução da taxa cobrada pela Uber, que hoje gira em torno de 30%, a redução do valor mínimo da viagem para e melhorias no cadastro de passageiros e motoristas.

GASOLINA

"A Uber passa um valor de tarifa para o motorista muito baixo e a empresa só cresce, ficando bilionária, ganhando valores exorbitantes", diz Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo).

Segundo ele, com a gasolina muitas vezes custando mais de R$ 5 o litro, é comum que motoristas façam viagens nas quais seus ganhos, descontados os custos, são de centavos.

Ele reclama de o último reajuste da Uber ter sido há três anos. Segundo ele, o problema também acontece nas outras plataformas do mercado, 99 e Cabify, e quem trabalha com elas também deve desligar os aplicativos.

O Brasil tem cerca de 1 milhão de motoristas por aplicativos, estima o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística).

A Uber disse que não iria comentar o caso.

PELO MUNDO

A manifestação "Uber off" foi escolhida para acontecer no mesmo dia em que a Uber lançará ações na bolsa de valores.

A expectativa é de que a abertura de capital (IPO) da empresa de transporte seja uma das maiores da história, movimentando mais de U$S 10 bilhões com a oferta de 180 milhões de ações.

Condutores de várias cidades nos Estados Unidos e no Reino Unido convocaram atos de protesto cobrando melhores tarifas e mais transparência nas decisões das empresas.

(Com informações da Folhapress)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias