plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
BRASIL

Por que os ovos de Páscoa são mais caros que as barras de chocolate?

Toda Páscoa é a mesma coisa: aquela vontade absurda de comprar um ovo de chocolate, mas uma pena de pagar um preço tão maior que o de uma barra tradicional do doce. Mas, afinal, o que deixa o ovo de chocolate tão mais caro?Segundo Associação Brasileira da

Toda Páscoa é a mesma coisa: aquela vontade absurda de comprar um ovo de chocolate, mas uma pena de pagar um preço tão maior que o de uma barra tradicional do doce. Mas, afinal, o que deixa o ovo de chocolate tão mais caro?

Segundo Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad), a razão é a mesma que rege qualquer relação comercial: relação custo e lucro. É muito mais caro fabricar os ovos que as barras. Os motivos para isso são muitos.

O primeiro é que as barras são feitas o ano todo, em linhas automatizadas, enquanto os ovos são produzidos, em sua maioria, de forma artesanal. E essa produção começa bem antes da Páscoa, por volta de setembro. Isso significa a contratação de funcionários temporários, para executarem o serviço, e o armazenamento do produto em local refrigerado por meses, que resulta em gastos extras.

Além disso, as embalagens são mais elaboradas e muitos ovos apresentam brindes dentro, que encarecem o produto. Há ainda a questão do transporte. Enquanto um caminhão pode levar até 12 toneladas de barras de chocolate, a carga de ovos, bem menos compacta, pode chegar só até a 3 toneladas por veículo. Isso significa mais viagens e mais gastos com funcionários e combustíveis.

Ainda há um "seguro desperdício", já que os ovos são vendidos unicamente no período da Páscoa, e após o feriado, os que não foram vendidos deverão retornar para os fabricantes.

Economistas, entrentanto, apontam um outro motivo para o preço alto: os consumidores pagam. Isso porque há um simbolismo forte no ovo de chocolate, fazendo que as pessoas aceitam pagar mais para ter o produto. Se for o seu caso, uma dica é pesquisar os preços antes de comprar, buscar marcas menos conhecidas ou mesmo produtores locais. E no domingo, seja em ovo ou em barra, se deliciar com um bom chocolate.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias