plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BRASIL

Mais de mil profissionais brasileiros desistem do Mais Médicos em um mês

1052 médicos brasileiros desistiram de atuar no programa apenas no primeiro mês após assumirem função. Este número representa 15% do total de profissionais em todo o país que atuam pelo programa criado pelo governo Dilma Roussef em 2013. A informação foi

1052 médicos brasileiros desistiram de atuar no programa apenas no primeiro mês após assumirem função. Este número representa 15% do total de profissionais em todo o país que atuam pelo programa criado pelo governo Dilma Roussef em 2013. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (4).

Os principais motivos alegados para a saída dos médicos brasileiros foram a busca por outros locais de trabalho e por cursos de especialização. Os profissionais ingressaram no programa para substituir os médicos cubanos, incentivados pelo presidente Jair Bolsonaro. Após vitória de Bolsonaro, Cuba chamou os médicos de volta para a ilha.

Um edital foi aberto em novembro para ocupar as 8.517 vagas deixadas pelos cubanos no programa. No total, 7.120 vagas foram preenchidas por brasileiros formados no País. Com o déficit de profissionais, o ministério optou por oferecer as vagas aos médicos brasileiros formados no exterior.

Em março deste ano, 1.400 médicos que não se formaram no Brasil iniciaram o curso para integrar o programa, mas até o momento o ministério não informou se as vagas deixadas foram preenchidas.

O Mais Médicos foi lançado em 2013, no governo Dilma, para sanar o déficit de médicos no País, estimado pelo Ministério da Saúde em 54 mil profissionais. Além de estimular a ida de médicos brasileiros para cidades do interior, o programa pretendia importar profissionais para atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões onde havia carência.

O projeto estabeleceu a criação de mais de 11 mil vagas em faculdades de medicina e alterações curriculares, além da abertura de 10 mil postos para médicos nas periferias de grandes cidades e no interior.

(Fonte: Folha)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias