plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
BRASIL

O que acontece se você faltar ao trabalho na Quarta-feira de Cinzas?

Talvez você ainda não queira aceitar, mas o Carnaval 2019 acabou. Para muita gente, no entanto, isto é apenas uma convenção e a folia prossegue ainda nesta Quarta-feira de Cinzas (06). Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela empresa de tecn

Talvez você ainda não queira aceitar, mas o Carnaval 2019 acabou. Para muita gente, no entanto, isto é apenas uma convenção e a folia prossegue ainda nesta Quarta-feira de Cinzas (06).

Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela empresa de tecnologia e RH Pontomais com 30 mil colaboradores no Brasil mostra que, apenas 50% das pessoas que deveriam voltar à rotina na quarta-feira de cinzas compareceram ao trabalho. A ausência de funcionários nesta data supera a véspera de ano novo, na qual 37% dos funcionários costumam faltar quando não têm folga marcada.

Outra pesquisa, de MBA de Gestão Estratégica de Pessoas, realizada na UniBrasil pela pesquisadora Silvana Fernandes, mostra que as causas desta ausência estão geralmente relacionadas à festas e viagens.

Os dados foram coletados em Curitiba (PR), com uma amostra de mil colaboradores e mostra que, entre as justificativas para as faltas na quarta-feira de cinzas, as principais são transito, dor de cabeça e ressaca.

E SE FALTAR?

Vale lembrar que a Quarta-feira de cinzas não é considerada feriado, a menos que exista uma lei municipal ou estadual que considere a data feriado ou a própria empresa, por meio do seu regulamento interno, determine o funcionamento diferenciado - ou mesmo folga coletiva - neste dia.

O empregado, dessa maneira, é sim obrigado a trabalhar e, caso falte, deve proceder do mesmo modo que em outros dias do ano: isto é, deve justificar a ausência, sob pena das consequências legais. Ele pode, inclusive ser punido recebendo advertência escrita ou suspensão.

(Com informações dos portais Info Money e Direito do Empregado)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Brasil

Leia mais notícias de Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias