plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Médico que agrediu grávida em trabalho de parto deve ser afastado

O médico obstetra Armando Andrade Araújo, que foi flagrado agredindo uma paciente grávida no momento do parto, deverá ser afastado se suas funções. O caso aconteceu na maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus (AM), em 2018, porém só agora ganhou repercuss

O médico obstetra Armando Andrade Araújo, que foi flagrado agredindo uma paciente grávida no momento do parto, deverá ser afastado se suas funções. O caso aconteceu na maternidade Balbina Mestrinho, em Manaus (AM), em 2018, porém só agora ganhou repercussão.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) disse que não está de acordo com a conduta praticada pelo médico e afirma que irá solicitar à direção do Instituto de Ginecologia e Obstetrícia do Amazonas (Igoam), empresa ao qual o profissional é cooperado, o seu afastamento. Além de pedir providências ao Conselho Regional de Medicina (CRM).

Ao portal BOL, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (Cremam) informou que abriu uma Sindicância 'ex officio' (por iniciativa do juiz ou da autoridade administrativa, isto é, sem a necessidade de pedido pela parte interessada; no caso, a paciente) para investigar o ocorrido. Além de que, se houver alguma infração ao Código de Ética Médica, será aberto um Processo Ético Profissional. O Cremam também investiga a situação da mãe e da criança, por enquanto desconhecidas pelas autoridades.

Na tarde desta quarta-feira (20), o Cremam publicou uma nota em seu Facebook, explicando que todas as denúncias contra ato médico são apuradas pelo conselho.

Internautas comentaram na postagem e pediram providências. " Enquanto os fatos são apurados, para preservar futuras agressões e violência à gestantes por parte deste médico, Armando Andrade, exigimos afastamento preventivo de suas funções. Ou vocês vão esperar ele matar alguém?", "Queremos acompanhar o caso, estamos cansados de injustiça", "Não é essa nota que queremos, queremos punição no caso do "obstetra" que agrediu a mulher no trabalho de parto. Queremos respeito! #justiça", "A garota foi extremamente maltratada e tá nítido, NÃO TEM O QUE APURAR! É cadeia nele e indenização a gestante pelo constrangimento e humilhação no momento que ela estava mais vulnerável e que mais precisava de cuidados. Não é porque é público que deve ser tratada de qualquer maneira. Pagamos nossos impostos pra ter um atendimento público de qualidade!".

Apesar da gravidade do caso, a Susam informou que não há qualquer registro de denúncia na maternidade ou na Ouvidoria à época.

O caso

Nas imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver a mulher deitada, em posição para ter o filho, aparentemente exausta. O médico pede que ela "desça ainda mais”. Ela reclama de cãibra na perna, chora de dor e pede ajuda. Uma enfermeira se aproxima para fazer massagem na perna da grávida e, nesse momento, a acompanhante da grávida aparece dizendo que a ela não tem condições de fazer parto normal e pede que o médico a leve para o centro cirúrgico.

"Por favor, doutor, estou lhe pedindo, estou lhe implorando, por favor. Ela não tem condições, por favor, doutor. Salva a vida dela e do bebê", diz a acompanhante. O médico se nega e a mulher diz que vai chamar a imprensa. "Pode chamar quem for. Eles vão ver que ela não ajuda", diz o obstetra.

"Ela está em trabalho o dia todo, doutor", completa a acompanhante. E ele responde: "Pode chamar!". Nesse momento, o médico bate nas virilhas da grávida, com as duas mãos espalmadas. E ela grita de dor.

A parturiente chora e diz: "Ele me bateu". Um outro profissional se aproxima e aparentemente checa a dilatação da mulher.

Médico foi inocentado em outro crime

O médico Armando Araújo e mais dois médicos chegaram a ser presos pela Polícia Civil, durante a operação Jaleco, em 2015, suspeitos de cobrarem para fazer partos em hospitais públicos de Manaus. Armando Araújo foi inocentado na justiça.

(DOL com informações do BOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias