plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Hoje se comemora o dia de São Valentim, dia do amor e da amizade

O Dia de São Valentim é comemorado todo dia 14 de fevereiro em diversos países do mundo. É também lembrado como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, onde os casais de várias partes do planeta celebram o amor e a amizade. Este dia foi escolhido por ser

O Dia de São Valentim é comemorado todo dia 14 de fevereiro em diversos países do mundo. É também lembrado como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, onde os casais de várias partes do planeta celebram o amor e a amizade.

Este dia foi escolhido por ser a data em que São Valentim, um bispo da Igreja Católica, foi morto em Roma por ter desobedecido o imperador. Naquela época, Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.

Valentim continuou celebrando casamentos mesmo com as proibições. Logo, foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens ofereciam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor.

Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

A Igreja Católica decretou o Dia de São Valentim como Dia dos Namorados ainda durante o século V, com o intuito de incentivar os casais que pretendiam seguir com o matrimônio como uma forma "legítima" de constituir uma família.

A intenção da Igreja era substituir o tradicional festival romano Lupercalia - que consistia na celebração da deusa da fertilidade e marcava o início da Primavera - pelo Dia de São Valentim, visto que o culto aos deuses foi proibido pela Igreja no século V. E aos poucos, a Europa começou a substituir a celebração profana pelo Dia dos Namorados.

No Brasil, o dia de São Valentim não é celebrado. Os casais apaixonados do nosso país comemoram o amor no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, popularmente conhecido como santo casamenteiro.

CHAVES E O DIA DE SÃO VALENTIM:

(Com informações Calendar brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias