plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Após mudar nome de Santarém, IBGE modifica outros nomes de municípios

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (07) a lista dos municípios que tiveram seus nomes atualizados nas bases geográficas e estatísticas do instituto.  As atualizações são em Manissobal (PE), Caripós (PE),

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (07) a lista dos municípios que tiveram seus nomes atualizados nas bases geográficas e estatísticas do instituto.

As atualizações são em Manissobal (PE), Caripós (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE), São José do Belmonte (PE), São Bento do Una (PE), São Lourenço (PE), São Luiz do Paraitinga (SP) e Serrita (PE).

É possível ver na lista os ajustes feitos pelo IBGE em 2017, como é o caso de Santarém (PB), que passou a se chamar Joca Claudino, e outras situações em que houve acréscimos no nome, como em Embu (SP), que se tornou Embu das Artes.

Há também as mudanças meramente ortográficas, como em Parati (RJ), alterado para Paraty, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores da cidade.

Esses pedidos começaram após mudanças nas regras ortográficas da língua portuguesa no Brasil terem determinado a substituição do “y” por “i” em palavras como Paraty, que então passou a figurar nos mapas como Parati. Com isso, os paratienses se mobilizaram para que o “y” retomasse seu devido lugar na grafia do nome da cidade, o que só ocorreu depois da aprovação de uma lei pela Câmara de Vereadores, em 2007.

Leia Mais:

(Com informações de Agência IBGE)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias