plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Doença de gatos que pode afetar humanos deixa secretaria de saúde em alerta

O aumento de casos de uma doença que acomete gatos e pode ser transmitida aos humanos tem deixado agente da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, município de Minas Gerais, em alerta. A enfermidade se caracteriza como uma micose que evolui para um pr

O aumento de casos de uma doença que acomete gatos e pode ser transmitida aos humanos tem deixado agente da Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga, município de Minas Gerais, em alerta. A enfermidade se caracteriza como uma micose que evolui para um problema ainda maior.

O nome da doença é esporotricose e foi diagnosticada em 200 felinos da região. A micose é causada pelo fungo Sporothrix schenchkii. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, os gatos são os maiores afetados, devido se ferir quando se arranham, mexer com terra, palha, vegetais, madeiras e até farpas ou espinhos contaminados pelo fungo, ou em brigas com outros animais que já estejam contaminados com a doença.

Ainda de acordo com o CCZ, uma vez infectado, o felino começa a apresentar ferimentos na pele que não cicatrizam e evoluem de forma rápida. A doença é tão grave que acomete também tecidos profundos como ossos ou pulmão. O ferimento costuma aparecer na cabeça, nariz, pescoço e membros que entram em contato com o solo.

O CCZ de Ipatinga afirma ainda que a contaminação aos humanos pode ocorrer através do contato com a secreção da ferida do animal, podendo apresentar também perda de apetite, apatia, emagrecimento, espirros, secreção nasal e feridas pelo corpo.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias