plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Bolsonaro pretende aumentar de 20 para 40 a pontuação máxima na carteira de motorista

Uma das pautas do governo do presidente Jair Bolsonaro tem como finalidade aumentar a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 20 para 40. Esse teria sido um dos assuntos tratados entre ele e o governador de São Paulo, João Dória.  A

Uma das pautas do governo do presidente Jair Bolsonaro tem como finalidade aumentar a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 20 para 40. Esse teria sido um dos assuntos tratados entre ele e o governador de São Paulo, João Dória.

A pauta já teria sido tratada por ele em 2011, quando ainda era deputado federal. Na época, Jair apresentou uma proposta de lei (PL 67/2011) que propõe suspender os direitos de dirigir aos motoristas que atingissem 40 pontos na carteira em 12 meses, e não mais 20, como é atualmente.

A proposta não tem sido bem vista por alguns especialistas em Direito no trânsito e Medicina no trânsito. O principal argumento que vai contra a pauta afirma que é necessário analisar constantemente a aptidão do motorista e priorizar a segurança. Os integrantes da Associação Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) temem que as medidas piorem a quantidade de acidentes de trânsito. Atualmente, o Brasil é considerado um dos países com maior número de acidentes no mundo, o que soma cerca de 40 mil mortes por ano.

"Somos contra o aumento de pontos e o aumento de tempo para renovação da carteira. Há muitas doenças que se manifestam na pessoa e a impedem de dirigir em cinco anos. Em dez, abriria uma margem para muitos condutores inaptos dirigindo e causando acidentes. Ao aumentar o número de pontos necessários para cassar a carteira está se permitindo a ocorrência de mais infrações que podem resultar em acidentes", afirma Ricardo Hegele, diretor científico da Abramet.

(Com informações do Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias