plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Figura mitológica em exposição de Natal causa polêmica em aeroporto

A imagem de um criatura aparentemente maléfica assustou quem passava pelo Aeroporto de Brasília, na tarde desta quinta-feira (20). A semelhança com o ‘demônio’ foi o que mais chamou atenção das pessoas. Houve quem não gostasse por acreditar que a exposiçã

A imagem de um criatura aparentemente maléfica assustou quem passava pelo Aeroporto de Brasília, na tarde desta quinta-feira (20). A semelhança com o ‘demônio’ foi o que mais chamou atenção das pessoas. Houve quem não gostasse por acreditar que a exposição era uma homenagem ao “capiroto”.

No entanto, a figura não faz referência a nada diabólico. Trata-se, na verdade, de uma figura mitológica que é o “contrário” do Papai Noel: o “Krampus”. Nas tradições europeias e norte-americanas, o ser feioso pune as crianças que se comportaram mal durante o ano.

Resultado de imagem para krampus brasilia

A árvore de Natal em que o Krampus está desenhado (Foto: Hugo Barreto/Metrópoles)

"Pouco conhecido no Brasil, o Krampus (ou Pelznichel) é uma tradicional figura do folcore natalino europeu. Enquanto o Papai Noel presenteia as crianças boas com brinquedos e doces, o macabro Krampus visita as crianças más e as açoita com galhos de bétula.", diz um texto colocado na base da árvore de Natal aonde a imagem está.

Veja mais:

A exposição “Natal Arte” traz 40 árvores de Natal concebidas por arquitetos, ilustradores, artistas plásticos, desenhistas industriais e designers gráficos brasilienses. A que traz a figura do Krampus é uma delas. Elas estarão em exposição no Aeroporto até 25 de dezembro, em frente ao desembarque internacional.

O projeto é promovido pela Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Distrito Federal em parceria com o Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB).

"O Natal Arte vai expor a cultura e o designer brasiliense, neste período de festas e grande movimentação turística, para o público em geral. Ao fomentar a valorização dos artistas locais, Brasília inova, mais uma vez de forma criativa, ao unir a criatividade e as comemorações natalinas", explicou a secretária adjunta de Turismo, Caetana Franarin.

O jornal Correio Braziliense entrevistou algumas pessoas, que viram a tal figura “assombrante”. Alguns disseram que a figura não tinha nada a ver com Natal, outras confessaram que não conheciam e relataram até que o desenho assustou crianças e adultos. Mas houve quem compreendesse a mensagem. “A imagem mostra a dualidade da festa de Natal: o Papai Noel do bem e o do mal. Acho que falta cultura em quem não entendeu", afirmou Henrique Gonçalves, 29 anos.

(Com informações de Correio Braziliense)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias