plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Praias de Santarém recebem avaliação positiva da Semma

Um boletim de monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial do Rio Tapajós, em Santarém, oeste paraense, mostrou que a água dos balneários da região são consideradas próprias e excelentes para recreação. A coleta das águas foi realizada em

Um boletim de monitoramento da balneabilidade das praias da orla fluvial do Rio Tapajós, em Santarém, oeste paraense, mostrou que a água dos balneários da região são consideradas próprias e excelentes para recreação. A coleta das águas foi realizada em setembro deste ano, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e aplicado pela empresa Conágua Ambiental.

Segundo o relatório, para o parâmetro mais restritivo, que verifica a presença ou não de Escherichia coli, bactérias que podem causar doenças ao homem, foi observado que: "Todas as praias apresentaram condições de qualidade na categoria própria/excelente".

Para a campanha de setembro de 2018, ao todo foram 55 amostras, sendo cinco coletas em cada ponto com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas nas praias de Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã, além de Alter do Chão onde foram feitas seis coletas em locais diferentes: Rio Tapajós (canal principal), Praia do Cajueiro, Orla (escadaria), Orla (parte final), Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia d a Ilha do Amor.

Conforme as orientações da Resolução Conama nº 274/2000, as amostragens foram realizadas nos locais que apresentaram a profundidade da coluna d'água de 1 metro, próximas aos locais de maior concentração dos banhistas e na maioria dos dias de amostragem o tempo estava bem ensolarado.

O acesso ao local de coleta foi realizado por embarcação ou através de entrada direta do técnico no corpo d'água, equipado com um macacão impermeável, até que a água atingisse a altura da cintura do coletor.

As coletas são acompanhadas e vistoriadas por um técnico da Semma. Durante os procedimentos de coleta, as amostras microbiológicas foram recolhidas em sacos plásticos estéreis, armazenadas no gelo em caixas térmicas, até o laboratório, onde as análises foram realizadas.

Os relatórios de balneabilidade dão seguimento aos testes que são realizados desde 2015 no município. Podem ser conferidos junto à Semma, situada na Av. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia.

No órgão, técnicos poderão prestar todos os esclarecimentos a respeito das etapas das coletas, procedimentos adotados e análises das amostras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 14h.

(Com informações da Semma)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias