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E-mail que solicita recadastramento de senha no Sistema de Cadastro Único é falso

Quarta-Feira, 12/12/2018, 10:03:13 - Atualizado em 12/12/2018, 10:09:35 Ver comentário(s)

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Gestores de programas sociais estão recebendo e-mails em nome do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) solicitando uma atualização de segurança. As mensagens são falsas e pedem para que os profissionais façam o recadastramento da senha dos usuários do Sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As primeiras informações sobre os falsos e-mails vieram da coordenação estadual do Rio Grande do Sul, que rapidamente comunicou o órgão sobre a ocorrência.

O MDS e a Caixa Econômica Federal (CAIXA) não realizam ações de recadastramento encaminhando e-mails diretamente às prefeituras e sem comunicação prévia pelos informes do Programa Bolsa Família. No caso das mensagens falsas, apesar de o MDS ser citado no título, tela possuem um domínio diferente do endereço de e-mail oficialmente utilizado pelo órgão, que é o @mds.gov.br.

De acordo com o coordenador-geral de operacionalização do Cadastro Único, Liomar Lima, essa ação visa, possivelmente, roubar a senha dos usuários. “Estamos pedindo às prefeituras que receberem esse e-mail que não sigam nenhum dos passos solicitados e façam a exclusão imediata. O MDS não dispara comunicações sem avisar aos gestores por meio dos informes oficiais do órgão”, orienta Lima.

Aperfeiçoamento do sistema - Em julho desse ano, a CAIXA aperfeiçoou a segurança do Sistema de Cadastro Único e implantou a autenticação do acesso em duas etapas. “Para o gestor da prefeitura ter acesso, ele precisa de uma senha pessoal e outra senha que é gerada aleatoriamente, por meio de aplicativo da CAIXA instalado no celular do operador ou da prefeitura. Então, hoje o sistema está bem mais seguro do que já era antes", avalia o coordenador-geral.

Os gestores que tiverem dúvidas sobre o acesso ao Sistema de Cadastro Único podem entrar em contato com o suporte operacional da CAIXA por meio dos telefones: 3004-1104 para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 726 0104 para demais regiões.

Saiba mais

No Sistema do Cadastro Único, os gestores municipais fazem a inclusão, manutenção, alteração ou exclusão dos dados das famílias diretamente na base nacional do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O cadastro reúne informações sociais e econômicas de cerca de 27,9 milhões de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. São registradas ainda informações como as características da residência, a identificação de cada pessoa da família, escolaridade e situação de trabalho.

Por meio de um sistema informatizado, o governo federal consolida as informações coletadas no Cadastro Único para formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais. Todos os dados do sistema podem ser utilizados pelos governos municipais, estaduais e federal.

(Com informações do Ministério do Desenvolvimento Social)





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