plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

'Só toco berimbau, diz ministro que chefiará Cultura sobre o que sabe do setor

Momentos depois de ser anunciado como titular da nova pasta da Cidadania, que abrigará os atuais Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura, Osmar Terra (MDB) disse à Folha de S.Paulo não conhecer nada sobre os dois últimos temas. "Só toco berimbau", afirm

Momentos depois de ser anunciado como titular da nova pasta da Cidadania, que abrigará os atuais Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura, Osmar Terra (MDB) disse à Folha de S.Paulo não conhecer nada sobre os dois últimos temas. "Só toco berimbau", afirmou, dando gargalhadas em seguida.
Em passagem pela Câmara, Terra, ex-ministro do Desenvolvimento Social do governo de Michel Temer, negou que tenha havido participação do seu partido na indicação, mas sim de frentes legislativas pouco articuladas e representativas, como a do Assistência Social e de defesa das Santas Casas.
Apesar do desconhecimento sobre grande parte das novas funções, defendeu auditoria na Lei Rouanet, hoje o principal instrumento federal de incentivo às artes."Olha, eu nem conheço", respondeu ao questionamento da reportagem sobre quais seriam os principais problemas do Esporte e da Cultura, em sua opinião.
"Ontem de noite que me falaram que ia ser assim, que ia ter essa estrutura. Eu to indo amanhã visitar o Esporte, conversar com o Sergio Sá [na verdade, ministro da Cultura], vou visitar a Cultura também, ter uma ideia, para eles me falarem... o Leandro lá [Leandro Cruz Fróes da Silva, ministro do Esporte], o Sérgio, ter uma ideia e ver de que maneira a gente pode integrar, mas acho que tem muita coisa que pode integrar com a área social", afirmou Terra.Diante da insistência sobre se tinha alguma experiência passada em Esporte ou Cultura, afirmou só tocar berimbau. "Cultura é um mundo, né? E um mundo problemático."
Apesar da reconhecida falta de conhecimento sobre o tema, a Lei Rouanet, em sua visão, deve passar por uma auditoria. "Eu não tenho conhecimento ainda como está, mas pelo que acompanhei no noticiário tem que auditar a Lei Rouanet, saber como foi gasto esse dinheiro dela. Tem que se estabelecer, talvez, um limite, não pode dar 10 milhões para uma pessoa, 20 milhões para outra, não dar nada para a cultura popular. Tem que estabelecer cota, eu acho, de valores."
A lei foi um dos principais alvos na campanha. Aliados de Jair Bolsonaro afirmam que o instrumento foi capturado pela esquerda e é fruto de desvios.
Reportagem da Folha de S.Paulo mostrou no início do mês que eventual fim da lei poderia gerar um apagão na produção artística. As artes cênicas representam a maior fatia da Rouanet.
No ano passado, ela teve 37,93% de todos os valores captados via lei (cerca de R$ 1,2 bilhão). Logo na sequência aparecem música (21,54%), artes visuais (13,49%) e patrimônio cultural (12,73%). "Acho que a auditoria vai mostrar isso [se houve desvio ou captura do instrumento pela esquerda], a gente tem que fazer essa auditoria, não tenho opinião formada sobre isso", disse Terra.
Em Esporte, o ministro disse que pretende fortalecer o programa Força do Esporte, que leva para centros olímpicos e áreas esportivas dos quarteis os jovens no turno contrário ao da escola.
"A gente usou isso no Rio, fizemos isso com escala grande no Rio, acho que a gente pode acrescentar a isso música, que os jovens possam apreendam a tocar instrumentos musicais." Terra também citou experiência da Islândia em redução do consumo de álcool e drogas por jovens, como atividades fora da escola, ocupando todo o dia. "E eu quero acrescentar a isso o ensino técnico, que é uma coisa que a gente tem que trabalhar com o Ministério da Educação."
Segundo o ministro, Bolsonaro pediu a ele apenas para avançar nos projetos do Desenvolvimento Social, "principalmente em resgatar a força de trabalho que está nos jovens do Bolsa Família".
Sobre Esporte e Cultura, não teria havido nenhum pedido do presidente eleito. "Eu vou fazer uma proposta e entregar pra ele", disse, sobre os dois temas.
(Folhapress)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias