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Black Friday: veja as dicas para não errar durante as compras

O comércio já começa a se organizar para promover a segunda data mais esperada pelos lojistas e também pelos consumidores, no ano, a Black Friday. No entanto, os consumidores devem ficar bem atentos aos "descontos atrativos" na hora de fechar um negócio, 

O comércio já começa a se organizar para promover a segunda data mais esperada pelos lojistas e também pelos consumidores, no ano, a Black Friday. No entanto, os consumidores devem ficar bem atentos aos "descontos atrativos" na hora de fechar um negócio, principalmente no caso dos eletrônicos.

A Black Friday só perde hoje para o Natal em volume de negócios tendo superado inclusive o dia das mães e dos namorados e muito se deve a antecipação das compras de fim de ano e o período em que a primeira parcela do 13º salário já está em andamento.

METADE DO DOBRO

Segundo o professor de Direito do Consumidor do CERS Cursos Online, Cristiano Sobral, o consumidor deve ficar em alerta para alguns casos de lojas que aumentam o preço dos produtos dias antes para depois oferecer o desconto na Black Friday, ou seja, voltando o item para o preço original.

"É a prática chamada de 'tudo pela metade do dobro'. Por isso, o consumidor que já faz planos de fazer uma compra durante a Black Friday precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é consultar os preços um mês antes e fazer o registro deles, seja por foto ou com um print do site", avalia.

Outro problema que o consumidor pode enfrentar durante esse período, segundo o especialista, é a venda de produtos com avarias, resultantes de lotes que ficam parados ao longo do ano e que algumas lojas aproveitam para colocar à venda.

"É importante que as pessoas saibam que isso são práticas citadas em artigos da legislação e que elas podem e devem se proteger contra elas. O Procon e os juizados especiais estão à disposição para orientar e conduzir as ações", indica Sobral.

Outro alerta do especialista é que o consumidor sempre fique de olho nos preços e confira a integridade dos produtos. Outra dica importante é evitar as compras por impulso, mesmo diante das ofertas que podem ser encontradas até mesmo desde o início de novembro.

"Para os casos de arrependimento, uma dica é ficar atento aos alertas dos lojistas a respeito das trocas e devoluções. No caso das compras on-line, o cliente tem até sete dias para cancelar a compra e solicitar o reembolso mediante a devolução dos produtos", explica o especialista.

De acordo com o site oficial da Black Friday, a data deve movimentar R$ 2,5 bilhões este ano – alta de 19% frente ao ano anterior. Os consumidores devem gastar R$ 607 em média, sendo o valor 30% maior que o gasto médio de um dia comum.

A Black Friday é inspirada no comércio dos Estados Unidos e ganha cada vez mais força no Brasil, ocorrendo no dia 23 de novembro em todo o país, mas diversos lojistas já estenderam as promoções para todo o mês.

(Com informações da assessoria)

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