plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Bolsonaro diz que questão do Enem com linguagem de travestis é 'doutrinação'

O presidente eleito Jair Bolsonaro classificou como “doutrinação desacerbada” uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A questão versava sobre variação linguística e utilizou um dialeto LGBT chamado de "Pajubá" - inspirado na língua de o

O presidente eleito Jair Bolsonaro classificou como “doutrinação desacerbada” uma das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A questão versava sobre variação linguística e utilizou um dialeto LGBT chamado de "Pajubá" - inspirado na língua de origem africana Iorubá - como exemplo. A questão estava na disciplina de Português.

“Um vexame você ver o que cai na prova do Enem, uma doutrinação desacerbada. Vou fazer o possível para fazer o Brasil diferente, construir e desconstruir o que foi feito até o momento. Não tenho implicância com LGBT, mas uma questão de prova que entra na linguagem secreta de gays e travestis não mede conhecimento nenhum”, afirmou Bolsonaro em entrevista ao Brasil Urgente, da Band, nesta segunda-feira (5).

Bolsonaro disse que é preciso “fazer com que o Enem cobre conhecimentos úteis para a sociedade”. Questionado pelo apresentador se acabaria com o Enem, o futuro presidente refutou a possibilidade, mas disse que trabalhará para reformular o modelo do exame.

“Ninguém quer acabar com o Enem, mas tem que cobrar ali o que realmente tem a ver com a história e cultura do Brasil, não com uma questão específica LGBT. Parece que há uma supervalorização de quem nasceu assim”, afirmou.

Entenda

Durante a aplicação do primeiro dia das provas do Enem uma das questões de linguagem, códigos e suas tecnologias versava sobre o “Pajubá” espécie de dialeto da comunidade LGBT – que engloba gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis.

Na questão, discorria-se sobre o dialeto que tem origem no iorubá, mas que ganhou adaptação, principalmente, pelas travestis.

A pergunta foi uma das mais repercutidas e celebradas pelos internautas que reconheceram a importância do tema em um exame a nível nacional. Por outro lado, simpatizantes da extrema direita rechaçaram o questionamento, apontado, inclusive pelo futuro presidente da República, como uma “doutrinação”.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias