plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Governo Bolsonaro: Grupos internos disputam o comando do setor de energia

O mercado de energia vive momentos de dúvida e disputa sobre qual será a abordagem dada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), eleito neste domingo (28), para o setor.  Além da divisão entre técnicos, representados pelo futuro ministro da Economia, Paulo

O mercado de energia vive momentos de dúvida e disputa sobre qual será a abordagem dada pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL), eleito neste domingo (28), para o setor.
Além da divisão entre técnicos, representados pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e os militares, que veem a energia como um setor estratégico e de interesse nacional, há rachas mesmo dentro desses grupos.
Parte dos analistas defende um nome que agrade o Centrão do Congresso Nacional e que possa fazer articulações políticas que beneficiem o mercado, como o dos deputados Leonardo Quintão (MDB-MG) e de José Carlos Aleluia (DEM-BA), afirma uma pessoa que acompanha as negociações.
Para outro analista, esse cenário representaria uma continuidade em relação à atual gestão de Moreira Franco (MDB-RJ), que tem tomado decisões polêmicas entre os técnicos do setor e de viés mais político do que técnico.
Outro grupo defende uma escolha mais técnica para o cargo. Entre os candidatos sugeridos estão os do ex-ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho (DEM-PE), que é bastante elogiado pelos empresários e executivos do setor, ou mesmo um nome mais liberal -uma das sugestões é Eduardo Guardia, atual ministro da Fazenda.
Há ainda a dúvida se Bolsonaro optará por manter a área de energia sob o comando de um militar. Neste caso, há também duas alas: um segmento que é mais liberal e outro, mais estatizante.
Ainda não está claro nem mesmo se o ministério de Minas e Energia será integrado à pasta de Infraestrutura, que Bolsonaro pretende criar. Caso a junção se concretize, a perspectiva é que os militares tenham mais poder sobre o setor.
A discussão, porém, ainda é incipiente, e os nomes não passam de especulação, ressalta um analista.
Para ele, a atração de investidores privados no setor deverá continuar, mas há dúvidas sobre a área de geração de energia, considerada estratégica para os militares.
Uma das propostas da ala militar da equipe do próximo presidente é retomar a construção da usina nuclear de Angra 3, assim como de hidrelétricas.
Nesta segunda (29), o ministro Moreira Franco criticou o modelo calcado nas usinas hidrelétricas e disse que o setor hídrico "não se olha no espelho" para enxergar suas fragilidades -em referência às secas que têm prejudicado a capacidade de geração de energia das hidrelétricas.
Hoje, o ministério defende como solução a construção de usinas térmicas a gás natural, com um modelo de contratação regional, que é bastante controverso entre técnicos.
Na semana passada, um grupo do setor foi recebido pelo então candidato e apresentou a pauta ligada ao gás natural, que teria sido bem recebida por Bolsonaro.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias