Notícias / Brasil

SEGUNDO SOL

Pediatras se manifestam contra cenas de consumo de bebida exibidas em novela

Segunda-Feira, 15/10/2018, 20:33:59 - Atualizado em 15/10/2018, 20:33:59 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Pediatras se manifestam contra cenas de consumo de bebida exibidas em novela (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou nesta segunda-feira (15) um ofício ao diretor do Núcleo de Dramaturgia da Rede Globo, Silvio de Abreu, com um pedido de reparação por parte da emissora que, na última semana, exibiu cenas onde uma das principais personagens da novela Segundo Sol - Rosa (Letícia Colin) - ingere grande quantidade de bebida alcoólica, apesar de estar grávida.

No documento, assinado pela presidente da SBP, Luciana Rodrigues Silva, são detalhados os problemas relacionados ao consumo do álcool durante as gestações e a importância da prevenção.

A entidade pede que também seja oferecido o devido esclarecimento e estimuladas as práticas preventivas que podem evitar o aparecimento de manifestações da Sindrome Alcóolica Fetal (SAF) na novela.

Para a entidade, mesmo sendo uma obra de ficção, ao mostrar cenas como da embriaguez de Rosa (exibida em 12 de outubro), pode "confundir e influenciar a população, estimulando posturas impróprias, com graves consequências para a saúde e o bem-estar dos fetos e recém-nascidos".

No texto enviado a Silvio de Abreu, autor de novelas como Guerra dos Sexos, Rainha da Sucata e Sassaricando, a SBP reitera que o consumo de álcool por mulheres gestantes é totalmente desaconselhado em qualquer fase da gestação e em qualquer quantidade de bebida.

(Com informações de divulgação)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL