Notícias / Brasil

LEVANTAMENTO

Brasileiro é o povo que mais acredita em fake news no mundo

Terça-Feira, 02/10/2018, 09:49:20 - Atualizado em 02/10/2018, 09:55:44 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Brasileiro é o povo que mais acredita em fake news no mundo (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Em um levantamento feito pelo Instituto Ipsos, chegou-se a conclusão que o brasileiro é o povo que mais acredita em fake news no mundo. O resultado mostra que nós lideramos a classificação em 62%, seguidos da Arábia Saudita e Coreia do Sul (58%) e peruanos e espanhóis (57%).

Ministério da Saúde lança serviço contra Fake News

O levantamento aponta ainda que 62% admitiram que acreditaram em uma notícia falsa em algum momento da vida. Por outro lado, curiosamente 68% dos entrevistados afirmaram saber a diferença entre o que é falso e verdadeiro.

Para o diretor de opinião pública do Instituto Ipsos, Danilo Cersosimo, o contexto brasileiro é “muito favorável à disseminação de fake news devido à queda de confiança nas instituições”. Ele destacou ainda que os próprios candidatos já se habituaram a disseminar fake news contra seus opositores sem checar se a denúncia é, de fato, verdadeira.

Marcelo Adnet desmente fake news de ser o autor do áudio de Bolsonaro em hospital

Classificação: ao questionar os entrevistados sobre como eles denominam uma “fake news”, as respostas e os indicativos foram: “histórias em que os fatos estão errados” (68%); “histórias em que veículos de comunicação ou políticos só selecionam os fatos que sustentem seu lado do argumento” (25%); e “um termo que políticos e mídia usam para negar as notícias com as quais eles não concordam” (18%).

(Com informações do Estadão)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL