Notícias / Brasil

PESQUISA

Brasil perde seis universidades e cai no ranking das melhores do mundo

Quinta-Feira, 27/09/2018, 12:04:13 - Atualizado em 27/09/2018, 12:30:28 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Brasil perde seis universidades e cai no ranking das melhores do mundo (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa divulgada pela publicação britânica Times Higher Education (THE) mostrou que o Brasil tem apenas 15 instituições na lista das mil melhores do mundo. Em comparação com o ano de 2016, o país perdeu seis universidades, quando ostentava 21.

De acordo com a colocação, a mais bem colocada, pelo segundo ano consecutivo, é a Universidade de São Paulo (USP), que se encontra no grupo das 251 a 300 melhores. O estudo afirma que ela apresentou melhoras consideráveis: ambiente de ensino, impacto das citações e perspectiva internacional. Em seguida vem a Unicamp a partir da posição nº 200, o ranking passa a considerar as universidades por grupos.

Outro ponto positivo é que a Universidade Federal da Bahia (UFBa), que não estava listada em 2017, passou a integrar o quadro. Por outro lado, perderam a colocação a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A pesquisa divulgada pela Times Higher Education leva em conta a qualidade de ensino, o número de publicações, citações, qualidade em pesquisa, número de patentes, o nível de internacionalização e o grau de titulação dos professores.

Fatores esses que não compreendem nenhuma universidade da região norte, que não está representada no ranking. Diferente do sudeste que lidera com sete instituições: USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, Unifesp, PUC-Rio e UFABC.

(Com informações do Correio Braziliense)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL