plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Brasil registra 11 mil casos de suicídio por ano, segundo o Ministério da Saúde

O Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, são equivalente a 31 casos por dia. Os dados representam um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, fazem parte do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que foi divulgado na ultima quinta-

O Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016, são equivalente a 31 casos por dia. Os dados representam um aumento de 2,3% em relação ao ano anterior, fazem parte do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde que foi divulgado na ultima quinta-feira (20).

Essa é a segunda vez que os dados sobre suicídio são divulgados pelo Ministério da Saúde. A primeira foi em 2017, quando foram registrados 11.178 casos no país. O objetivo é alertar para a necessidade de discutir o problema e alternativas de prevenção. Em 2016, a taxa de mortalidade por suicídio no Brasil foi 5,8 casos a cada 100 mil habitantes. Para em 2007, esse índice era de 4,9 mortes a cada 100 mil habitantes, houve um aumento de 17%.

Segundo a diretora de vigilância de doenças e agravos, Fátima Marinho, estima-se que o número real de casos seja maior e pode ser caracterizando como um problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo e vê a necessidade de discutir o tema e determinar as causas que levam ao sofrimento na população.
"É um importante problema de saúde pública, não só no Brasil como no mundo. E temos visto um aumento, o que traz a necessidade de discutir o tema e os vários determinantes que levam ao sofrimento na população", afirma a diretora.

Ela ressalta ainda, que a taxa de mortalidade tem sido maior entre homens, grupo que apresentou crescimento de 28% na taxa de mortalidade em dez anos. Atualmente, a taxa de mortalidade entre esse grupo é de 9,2 casos a cada 100 mil habitantes. Já entre as mulheres, a taxa é de 2,4 a cada 100 mil habitantes. Quando observadas as tentativas de suicídio, mulheres são maioria. De acordo com a diretora, ainda é preciso aprofundar os estudos sobre fatores de risco. Entre alguns deles, estão o desemprego e casos de violência contra as mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde, desde julho deste ano, as ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida), que atua na prevenção ao suicídio, passaram a ser gratuitas. O serviço está disponível por meio do telefone 188 de forma gratuita. Todas as ligações são sigilosas.

(Com informações do Folha de São Paulo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias