plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Médica que ajudou analfabeto com receita especial chorou quando descobriu a repercussão

Após a repercussão que tomou conta das redes sociais nesta quarta-feira (05), onde uma receita médica foi adaptada para um paciente analfabeto, o DOL conversou com exclusividade com a médica Rayssa Miranda, de 28 anos, responsável pela receita que emocion

Após a repercussão que tomou conta das redes sociais nesta quarta-feira (05), onde uma receita médica foi adaptada para um paciente analfabeto, o DOL conversou com exclusividade com a médica Rayssa Miranda, de 28 anos, responsável pela receita que emocionou os internautas. Na imagem divulgada no Twitter, é possível ver fitas adesivas coladas nas caixas dos remédios e na receita médica, indicando qual medicamento deve ser tomado em cada horário.

Ela contou que junto com a aluna, identificada como Manuela Lemos, tiveram a sensibilidade de fazer um “atendimento diferente” para o homem de 54 anos. “Já estávamos fazendo o atendimento deste paciente há uns 3 meses, ele tem diabetes e hipertensão, mas as enfermidades nunca melhoravam. Sempre que ele voltava para o atendimento, continuava a mesma coisa. Então a aluna falou que achava que ele não sabia ler e perguntamos para ele, que confirmou. E ele contou que tomava o medicamento como achava que era. E, por esse motivo, ele nunca melhorava, já que tomava de maneira errada”, conta a médica especializada em atendimento a comunidade. Rayssa Miranda também é preceptora, ou seja, recebe alunos que ainda estão na universidade para acompanhar os atendimentos.

Ela completa dizendo que elas então pensaram em uma maneira “diferente” para que o paciente pudesse tomar os medicamentos de maneira correta. “Receitei novos medicamentos e pedi para ele ir na farmácia do posto e voltar comigo. Então pegamos os adesivos, que eu sempre compro, e colocamos na caixa e na receita. O paciente disse que só sabia ver as horas no relógio digital, então fizemos dessa maneira, colocamos o horário e adesivo, para que ele pudesse saber certinho o horário para tomar cada remédio”, lembra Rayssa.

A médica conta que essa não foi a primeira vez que fez um atendimento diferenciado. “Recebemos muitas pessoas carentes no consultório. Então sempre passo para meus alunos que não devemos fazer atendimento mecânico e sim sempre ver o que tem além da enfermidade, se tem problema emocional, com a família. Lembro uma vez que desenhei uma lua e um sol para poder indicar o horário que o medicamento devia ser tomado”.

A médica Rayssa Miranda se emocionou com a repercussão do caso. (Foto: arquivo pessoal)

Bastante emocionada, Rayssa Miranda fala da repercussão do caso. “Tiramos uma foto para guardar de modelo e a aluna mandou a foto para irmã e contou o que tinha acontecido e a irmã postou no Twitter e deu toda essa repercussão. Confesso que não imaginava, mas quando vi chorei muito. Fiquei muito feliz, pois não me considero uma médica experiente, sou formada há três anos, e escolhi uma especialidade pouco valorizada, que atende as pessoas carentes. Eu nunca esperei que por um gesto que eu considero pequeno, fosse ter uma repercussão tão grande e eu fiquei muito emocionada”, finaliza.

Até o início da tarde desta quarta-feira (05), menos de 24 horas após a postagem no Twitter, a publicação já tinha superado 59.200 Retweets e 161 mil curtidas.

(Ana Paula Azevedo/DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias