plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Lista de obras destruídas após incêndio é fake

Após o incêndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista (RJ), circula pelas redes sociais uma lista de obras raras que teriam sido destruídas pelas chamas neste domingo (2). A lista, porém, é mais um caso de fake New

Após o incêndio que destruiu grande parte do acervo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista (RJ), circula pelas redes sociais uma lista de obras raras que teriam sido destruídas pelas chamas neste domingo (2).

A lista, porém, é mais um caso de fake News espalhado pelas redes sociais.

A sessão de obras raras da Biblioteca Nacional (BN) mostra que fazem parte do acervo da instituição todos os itens citados na falsa mensagem. Em algumas postagens a lista está até na mesma ordem da que consta no site da BN.

São eles: pergaminho datado do século XI com manuscritos em grego sobre os quatro Evangelhos; a Bíblia de Mogúncia, de 1462; a crônica de Nuremberg, de 1493, considerado o livro mais ilustrado do século XV; a Bíblia Poliglota de Antuérpia, de 1569; a primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572; a primeira edição da “Arte da gramática da língua portuguesa”, escrita pelo Padre José de Anchieta em 1595; o primeiro jornal impresso do mundo, datado de 1601; o “Rerum per octennium”, de Baerle (1647), com 55 pranchas a cores desenhadas por Frans Post; o exemplar completo da Encyclopédie Française e o um exemplar raro do livro publicado em 1605 pelo autor Hrabanus Maurus. O catálogo que lista essas e outras obras raras está disponível online.

Outra postagem com uma informação falsa sobre o acervo do Museu afirma que o a cópia original da Lei Áurea, na qual a princesa Isabel declarou extinta a escravidão no Brasil em 1888, também teria sido perdida no incêndio. O documento, porém, está preservado no Arquivo Nacional, informação confirmada pela assessoria do local. É possível também acessar o arquivo digital no site da instituição.

(Fonte: Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias