plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Lula está fora das eleições 2018

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República, em votação realizada na noite desta sexta-feira (31), por 6 a 1. A decisão acontece um dia antes do primeiro programa eleitoral dos candidatos à

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República, em votação realizada na noite desta sexta-feira (31), por 6 a 1.

A decisão acontece um dia antes do primeiro programa eleitoral dos candidatos à presidência ir ao ar nas rádios e televisões brasileiras.

A candidatura de Lula da Silva já havia sido impugnada outras 16 vezes desde que o ex-presidente foi condenado e preso na Operação Lava Jato.

O principal argumento dos ministros que impediram o registro de Lula é de que sua candidatura infringe a lei da Ficha Limpa, pois Lula foi condenado em segunda instância.

Por 5 votos a 2, a maioria também decidiu que, desde já, Lula não poderá fazer atos de campanha, nem aparecer como candidato no horário eleitoral e nas inserções do PT em rádio e TV. No entanto, o tempo do partido está mantido na TV; Lula pode aparecer apenas como apoiador.

E AGORA?

O TSE deu o prazo de dez dias para que o Partido dos Trabalhadores apresente uma nova chapa, provavelmente encabeçada por Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, seguido de Manuela D'Ávila (PCdoB) como vice.

Vice do ex-presidente na corrida presidencial que foi impugnada, Haddad afirmou ainda na quinta-feira (30), em Curitiba (PR), que o partido está discutindo quatro alternativas caso Lula fosse impedido de seguir no pleito (o que aconteceu). Ele não disse quais, no entanto.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias