plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Explosão de laboratório na UFRJ deixa três pessoas feridas

Uma explosão em um laboratório no campus da Ilha do Fundão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na manhã desta quarta-feira (15) resultou com três pessoas feridas: dois técnicos, Oswaldo Freire e Nelson Aguiar, e uma aluna de doutorado Isabe

Uma explosão em um laboratório no campus da Ilha do Fundão, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na manhã desta quarta-feira (15) resultou com três pessoas feridas: dois técnicos, Oswaldo Freire e Nelson Aguiar, e uma aluna de doutorado Isabela da Rocha Silva. Uma equipe do corpo de bombeiros foi acionada e chegou ao local por volta das 10h30.

Os ferimentos sofridos pelos técnicos foram leves. A estudante, que segundo testemunhas está grávida, sofreu cortes e queimaduras no rosto, no pescoço e nas mãos. A UFRJ informou que Nelson foi medicado e liberado em seguida. Isabela e Oswaldo permanecem internados no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, onde passam por exames complementares. O estado de saúde deles é estável, sem riscos graves.

De acordo com o Diretor administrativo da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Erickson Almendra, o acidente ocorreu na sala de polimento de amostras do Laboratório Multiusuário do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.
Isabela estaria manipulando ácido nítrico na hora da explosão e a estudante estaria fazendo uso da “capela”, dispositivo de segurança usado na manipulação de substâncias que soltam gases para evitar a inalação. Ele acredita que o acidente tenha acontecido na frente de uma das capelas.

"Provavelmente, o acidente aconteceu a partir da mistura de duas substâncias incompatíveis" disse ele, acrescentando que a explosão não causou chamas, apenas a quebra de um vidro usado no experimento.

Ainda segundo o diretor, a Comissão de Saúde do trabalhador universidade está apurando as causas do acidente. Os feridos foram atendidos pela brigada de incêndio da própria UFRJ até a chegada do Corpo de Bombeiros. Segundo os bombeiros, Isabela tem queimaduras em 20% do corpo.

Em nota, a UFRJ informou que o incidente ocorreu por volta das 9h45 durante a realização de um experimento no Laboratório de Práticas de Metalografia do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária.

Os bombeiros foram imediatamente chamados e prestaram os primeiros socorros às vítimas. Duas delas deram entrada com ferimentos leves no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Todos estão sob cuidados e encontram-se fora de risco. A universidade informou ainda que está prestando todo o suporte às vítimas.

LEIA A NOTA DA UFRJ NA ÍNTEGRA

"Na manhã desta quarta-feira, 15/8, o gabinete da Reitoria foi informado da ocorrência de uma explosão no Laboratório de Práticas de Metalografia do Centro de Tecnologia, na Cidade Universitária, por conta de um incidente durante a realização de um experimento.

O incidente ocorreu por volta das 9h45 da manhã e deixou três feridos. Os bombeiros foram imediatamente chamados e prestaram os primeiros socorros às vítimas.

Duas delas deram entrada com ferimentos leves no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Todos estão sob cuidados e encontram-se fora de risco.

A Universidade está prestando todo o suporte às vítimas."

(Com informações do portal Extra)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias