plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Edital de curso de cadetes da PM no Paraná exige 'masculinidade' de candidatos; saiba mais

Todo concurso ou processo seletivo exige certos requisitos de seus candidatos, que variam de acordo com o perfil do cargo. Um desses requisitos chamou a atenção de quem pretende participar do curso de cadetes da Polícia Militar do Paraná.  No anexo II do

Todo concurso ou processo seletivo exige certos requisitos de seus candidatos, que variam de acordo com o perfil do cargo. Um desses requisitos chamou a atenção de quem pretende participar do curso de cadetes da Polícia Militar do Paraná.

No anexo II do edital para o curso, é exigido que todos os candidatos tenham um grau "regular" de "masculinidade". A exigencia está como atividade avaliada no "Perfil Profissiográfico - Avaliação Psicológica".

O item afirma que a masculinidade trata-se da “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”.

O documento também pede que o grau de "emotividade" dos candidatos seja "médio ou diminuído" e classifica o item como "expressão de vibrações, choques ou comoções interiores das funções psicológicas e fisiológicas”.

Outro critério que tem chamado a atenção no edital é a "amabilidade", que de acordo com o documento, é a "capacidade de expressar-se com atenção, compreensão e empatia às demais pessoas, buscando ser agradável, observando as opiniões alheias, agindo com educação e importando-se com suas necessidades”. Esse requisito também deve ser baixo.

O documento tem sido duramente criticado por diversas entidades que se pronunciaram sobre o caso, como a aliança nacional LGBTI, que emitiu uma nota repudiando as exigências do edital e pediu ação do Ministério Público para substituição do edital.

Confira o texto da nota da aliança nacional LGBTI na íntegra:

“Entendemos que a exigência, entre diversos equívocos, desconsidera a possibilidade de mulheres candidatas a cadete, ou quer que elas também tenham características de “masculinidade”, e que, portanto, é um retrocesso discriminatório e permeado por machismo, chauvinismo, patriarcalismo, sexismo, binarismo de gênero, heteronormatividade… Fere a Declaração Universal de Direitos Humanos e a Constituição Federal Brasileira no que diz respeito à igualdade de todas as pessoas, além de estar na contramão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) em relação ao alcance da igualdade entre os gêneros.

Ademais, segue uma tendência demasiadamente preocupante de recrudescência de valores que beiram o fascismo e ameaçam a própria democracia no Brasil.

Apelamos à governadora Cida Borghetti e à Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, para que o Edital seja revogado imediatamente.

Pedimos a atuação imediata do Ministério Público do Paraná para que o Edital seja revogado e substituído por um que esteja livre de aspectos que reforcem as desigualdades e injustiças presentes na sociedade atual.

Solicitamos também que a Universidade Federal do Paraná, através do seu Núcleo de Concursos, por meio do qual se publicou o referido Edital, faça valer seu compromisso declarado publicamente de promoção da igualdade entre os gêneros e do combate à discriminação, inclusive por orientação sexual e identidade de gênero.

Solicitamos outrossim ao Conselho Federal de Psicologia e ao Conselho Regional de Psicologia do Paraná, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil e suas Comissões de Diversidade Sexual e de Genêro, que se posicionem sobre o conteúdo do Edital”.

Além disso, diversos internautas comentaram sobre o caso nas redes sociais. Confira:

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias