Notícias / Brasil

ETAPA COM SUCESSO

Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por 3ª cirurgia de separação de corpos

Domingo, 05/08/2018, 14:04:13 - Atualizado em 05/08/2018, 14:21:37 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Gêmeas siamesas unidas pela cabeça passam por 3ª cirurgia de separação de corpos (Foto: Diego Farias/Arquivo Pessoal)
As duas primeiras etapas da separação das irmãs ocorreram em fevereiro e maio deste ano. (Foto: Diego Farias/Arquivo Pessoal)

Mais uma etapa da separação de corpos das gêmeas siamesas unidas pela cabeça foi concluída com sucesso no sábado (04). Após oito horas de cirurgia, as meninas foram levadas para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da USP, em Ribeirão Preto, São Paulo. 

Essa foi a terceira fase da separação das gêmeas. Durante a cirurgia, foram separadas veias, artérias e parte do cérebro das irmãs, que continuam unidas pelo crânio. A previsão para a separação total é para o mês de novembro.

A operação contou com o apoio de 30 profissionais, sendo sete neurocirurgiões, três cirurgiões plásticos, oito enfermeiros, cinco anestesistas e um tecnólogo. O diretor do centro cirúrgico também participou da cirurgia. 

Um comunicado enviado pelo hospital, afirmou que a cirurgia foi realizada com sucesso. 

"O planejamento cirúrgico transcorreu conforme o planejamento. As crianças estão respondendo bem e seguem para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica."

Um novo procedimento cirúrgico deverá ser feito antes da separação total das irmãs. A operação ainda não tem data prevista, mas na ocasião serão colocados expansores de pele nas gêmeas. 

Os pais das meninas são de Patacas, distrito de Aquiraz, no Ceará, mas estão morando temporariamente no campus da USP, em São Paulo, já que durante o processo de separação as meninas são impedidas de viajar.

 

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL