plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Saiba como acompanhar o pedido da aposentadoria na internet

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos. Esse deslocamento e a espera

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É comum encontrar nas agências da Previdência pessoas que vão até o local simplesmente para saber se a aposentadoria ou quaisquer outros benefícios solicitados há dias ou semanas foram concedidos. Esse deslocamento e a espera pelo atendimento são, na maioria das vezes, desnecessários. A reportagem testou o serviço que informa a situação do benefício no site do INSS, o inss.gov.br, e verificou que o funcionamento é bastante simples. Após acessar a página principal, o segurado obtém a informação em quatro etapas, sem a necessidade de criar senha ou preencher longos cadastros. Na tela, a opção "Consulta à situação do benefício" está no menu de serviços, à esquerda do usuário. O segundo passo é clicar em "Acompanhar pedido". A terceira tela a ser aberta pedirá alguns dados do segurado, como nome completo, data de nascimento e número do CPF. É preciso seguir as instruções, como não usar pontos, vírgulas ou barras. O número do benefício também será solicitado. Essa numeração está no protocolo entregue ao cidadão na ocasião do pedido no posto. Depois de preencher todos os campos e clicar em "Visualizar", a situação do benefício será informada. Por exemplo, caso o requerimento tenha sido aprovado, a tela apresentará a frase: "Benefício concedido". A consulta também pode ser realizada pelo telefone 135. A ligação não tem custo quando realizada de telefone público ou fixo. Se a opção for o celular, o custo é o da ligação local. Ou seja, se o atendimento demorar, o usuário terá prejuízo. Quem informou corretamente o endereço ao INSS também recebe a resposta por carta. Mas nesse caso, a espera é de 20 dias.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias