plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Bolsonaro elogia Marinho por apoio à ditadura e provoca saia justa na Globo News; assista

A participação do presidenciável Jair Bolsonaro provocou uma situação pra lá de constrangedora para a jornalista Miriam Leitão, durante sabatina transmitida pela GloboNews na noite desta sexta-feira (03). Ao ser questionado sobre a ditadura militar, o ex-

A participação do presidenciável Jair Bolsonaro provocou uma situação pra lá de constrangedora para a jornalista Miriam Leitão, durante sabatina transmitida pela GloboNews na noite desta sexta-feira (03). Ao ser questionado sobre a ditadura militar, o ex-capitão fez um elogio ao patriarca do grupo Globo, Roberto Marinho, por um editorial publicado na capa de O Globo, em 1984, em que apoiava o golpe de 1964.

No final da programação, a jornalista leu uma nota oficial, em que reconhecia que "O Globo apoiou editoralmente o golpe", porém, destacou que em 2013, o jornal reconheceu o erro, através de um editorial veiculado no mesmo ano.

O presidenciável citou o nome de Roberto Marinho ao responder uma indagação feita por Roberto D'Ávila. Durante a entrevista, D'Ávila lembrou sobre uma declaração feita por Bolsonaro, em que afirmava que não houve ditadura no Brasil. E perguntou: "Como podemos imaginar que o senhor, presidente da República, não vai fazer atos ditatoriais?"

Em resposta, o candidato disse que "Quem sempre quis o controle social da mídia foi o PT, não fui eu". E continuou dizendo: "Uma das marcas da ditadura é ter uma imprensa única. A TV Globo nasceu em 1965. A revista Veja nasceu em 1968."

Ele prosseguiu com a resposta e fez o elogio ao patriarca: “Quero elogiar, saudar a memória do senhor Roberto Marinho. Editorial de capa do jornal O Globo, de 7 de outubro de 1984. Abre aspas para o senhor Roberto Marinho: ‘Participamos da revolução de 1964, identificada com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, distúrbios sociais, greves e corrupção generalizada.’ Fecha aspas.”

Bolsonaro retrucou a pergunta: "O senhor Roberto Marinho foi um democrata ou um ditador?" A provocação do presidenciável já era esperada, já que o mesmo já havia citado o editorial do grupo Globo nas redes sociais e chegou a mencionar o mesmo durante uma entrevista no programa Roda Viva, da Tv Cultura, na última segunda-feira (30).

A saia justa causada por Bolsonaro deixou a equipe da Globonews surpresa.

Antes do fim do programa, Miriam Leitão leu uma nota a respeito do assunto: "O candidato Jair Bolsonaro disse há pouco que o Roberto Marinho, em editorial de 1984, afirmou que participava do que chamava de revolução de 64, identificado com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas. É fato. Como todos os grandes jornais da época, com exceção da Última Hora, O Globo apoiou editorialmente o golpe, com o objetivo reiterado de Roberto Marinho 20 anos depois.”

Com algumas pausas durante a leitura, tornando notório que o texto tinha sido feito logo após a provocação de Bolsonaro, a jornalista continuou: “O candidato Bolsonaro esqueceu-se, porém, de dizer que, em 30 de agosto de 2013, O Globo publicou um editorial em que reconheceu que o apoio ao golpe de 64 foi um erro. Nele, o jornal disse não ter dúvidas de que o apoio pareceu aos que dirigiam o jornal na época e viveram aquele momento a atitude certa, visando ao bem do país. E finaliza com essas palavras o editorial: ‘À luz da história, contudo, não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editorias no período, que decorreram desse desacerto original. A democracia é um valor absoluto. E corre risco. E ela só pode ser salva por si mesma’.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias