Notícias / Brasil

TEMPERATURA

Brasil passará por aumento no número de mortes causadas pelo calor, diz estudo

Quarta-Feira, 01/08/2018, 09:30:57 - Atualizado em 01/08/2018, 09:30:57 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Brasil passará por aumento no número de mortes causadas pelo calor, diz estudo (Foto: Arquivo)
O aumento no número de queimadas elevam a emissão de gases estufa na atmosfera causando o desequilíbrio climático (Foto: Arquivo)

As mortes causadas em decorrência do aumento da temperatura planetária deverão ser registradas com mais intensidade nos próximos anos, aponta um estudo internacional que teve a participação de cientistas da Universidade de São Paulo. O levantamento aponta que o Brasil é um dos países que mais vai sofrer com o problema.

Segundo os pesquisadores, o Brasil será a terceira nação mais afetada depois de Colômbia e Filipinas. No total, 20 países foram avaliados.

Para os cientistas, países que se encontram em zonas tropicais e que são de baixa renda serão mais atingidos, contudo, não descartaram o aumento expressivo de mortes por causa das grandes massas de calor em locais como Austrália, Europa e Estados Unidos.

O estudo foi publicado na revista PLOS Medicine. A projeção foi feita a partir da observação de ondas de calor em 412 cidades.

Os cientistas estimam que futuramente, as ondas de calor serão mais intensas e frequentes.

O aumento na emissão de gases de efeito estufa é considerado o principal causador do aumento dessa temperatura e os cientistas esperam que os acordos climáticos, como o "Acordo de Paris" sejam colocados em prática para diminuir os impactos.

(DOL com informações do Estadão)





Comentários

Destaques no DOL