Notícias / Brasil

SAIBA MAIS!

Guia sobre violência e bullying nas escolas poderá ser usado gratuitamente

Terça-Feira, 31/07/2018, 10:30:13 - Atualizado em 31/07/2018, 10:35:26 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Guia sobre violência e bullying nas escolas poderá ser usado gratuitamente (Foto: Reprodução)
As principais reclamações dos estudantes são xingamentos, brigas e bullying em redes sociais. (Foto: Reprodução)

O guia “O papel da educação para jovens afetados pela violência” será lançado nesta terça-feira (31), em São Paulo, e poderá ser usado gratuitamente, por qualquer rede de ensino do país. As informações são do UOL.

O guia surgiu após um levantamento realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) sob encomenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apontou que mais da metade dos alunos do 1º e 2º anos de 50 escolas do ensino médio da rede pública do Ceará e o Rio Grande do Sul, ouvidos nos finais dos anos 2016 e 2017, haviam sofrido algum tipo de violência no ambiente escolar.

Segundo o levantamento, as principais reclamações dos estudantes são xingamentos, brigas e bullying em redes sociais.

Coordenada pela socióloga Miriam Abramovay, responsável pela Área de Juventude e Políticas Públicas da Flacso, a pesquisa tinha como objetivo analisar como as agressões afetavam o desempenho escolar das vítimas, além de definir estratégias para alterar esse cenário.

O diagnóstico foi constatado em questionários e relatos elaborados pelos próprios estudantes, onde descreviam questões como o que era ser jovem no Brasil, o que é violência nas escolas, a relação com os professores, entre outros temas.

De acordo com a socióloga, nas histórias, os estudantes mais afetados pela violência descrevem isolamento, estresse e até automutilação e tentativa de suicídio.

(Com informações do UOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL