plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Guia sobre violência e bullying nas escolas poderá ser usado gratuitamente

O guia “O papel da educação para jovens afetados pela violência” será lançado nesta terça-feira (31), em São Paulo, e poderá ser usado gratuitamente, por qualquer rede de ensino do país. As informações são do UOL. ESPECIAL: Bullying nas escolas: como p

O guia “O papel da educação para jovens afetados pela violência” será lançado nesta terça-feira (31), em São Paulo, e poderá ser usado gratuitamente, por qualquer rede de ensino do país. As informações são do UOL.

O guia surgiu após um levantamento realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) sob encomenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que apontou que mais da metade dos alunos do 1º e 2º anos de 50 escolas do ensino médio da rede pública do Ceará e o Rio Grande do Sul, ouvidos nos finais dos anos 2016 e 2017, haviam sofrido algum tipo de violência no ambiente escolar.

Segundo o levantamento, as principais reclamações dos estudantes são xingamentos, brigas e bullying em redes sociais.

Coordenada pela socióloga Miriam Abramovay, responsável pela Área de Juventude e Políticas Públicas da Flacso, a pesquisa tinha como objetivo analisar como as agressões afetavam o desempenho escolar das vítimas, além de definir estratégias para alterar esse cenário.

O diagnóstico foi constatado em questionários e relatos elaborados pelos próprios estudantes, onde descreviam questões como o que era ser jovem no Brasil, o que é violência nas escolas, a relação com os professores, entre outros temas.

De acordo com a socióloga, nas histórias, os estudantes mais afetados pela violência descrevem isolamento, estresse e até automutilação e tentativa de suicídio.

(Com informações do UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias