plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Após páginas de Fake News serem excluídas, MBL protesta na sede do Facebook

Após a retirada de várias páginas de fake news, algumas ligadas ao MBL, os líderes do grupo resolveram fazer um protesto nesta quinta-feira (26), em frente ao prédio de onde fica a sede do Facebook, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. O grupo protesto

Após a retirada de várias páginas de fake news, algumas ligadas ao MBL, os líderes do grupo resolveram fazer um protesto nesta quinta-feira (26), em frente ao prédio de onde fica a sede do Facebook, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

O grupo protestou contra a exclusão de quase 300 páginas e perfis considerados falsos pelo Facebook e acusa a rede social de "censura".

"Por que vocês fizeram isso? Quem está se beneficiando disso?", questionou o líder Kim Kataguiri, pelo microfone. "Foram derrubadas páginas que defendem ideias liberais e conservadoras em plena eleição", continuou.

Kataguiri disse que o grupo pediu uma reunião com a diretoria do Facebook no Brasil, mas não foi atendido. O MBL pede que a rede social apresente "provas e motivos" para a remoção das páginas e afirma que, juntas, as contas tinham meio milhão de seguidores.

Tweet com fake news da página Pensa Brasil, uma das derrubadas pelo Facebook (Foto: reprodução)

"Não apresentaram um maldito motivo", criticou ao microfone o vereador Fernando Holiday (DEM), também líder do MBL. "Mostre uma página impressa com notícia falsa [que publicamos] que a gente vai embora na mesma hora", continuou Holiday.

O Facebook afirmou que a decisão de remover as páginas foi tomada após "rigorosa investigação".

Foram removidas 196 páginas e 87 perfis. "Essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação", informou a rede social, em nota.

A ação faz parte da política de combate à disseminação de notícias falsas, intensificada com a proximidade das eleições de outubro.

Na quarta-feira (25), após a repercussão da medida, o Ministério Público Federal (MPF) em Goiás cobrou explicações do Facebook sobre a remoção das páginas, em caráter de urgência. O procurador da República Ailton Benedito deu prazo de 48 horas para que o Facebook envie a lista de todas as páginas e perfis removidos, com justificativas para a exclusão.

Acampamento

Holiday disse que militantes do MBL estão chegando de diversas partes do País e vão acampar em frente ao prédio até receberem uma resposta do Facebook. Eles estão divulgando o endereço do prédio nas redes sociais.

"Se você descer aqui, não vai ter ato de violência, não vai ter ninguém tentando vandalizar o prédio, ninguém vai te agredir", disse o vereador, convocando o diretor da rede.

(Com informaçoes do The Intercept BR)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias