plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Projeto de lei repassa prejuízo com 'gatos' para consumidor pagar

A conta de luz de todos os brasileiros pode sofrer uma alta de 5% em 2019, por conta do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobas. Uma das emendas mostra que será elevada a conta de todos os consumidores do país dos custos das su

A conta de luz de todos os brasileiros pode sofrer uma alta de 5% em 2019, por conta do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobas. Uma das emendas mostra que será elevada a conta de todos os consumidores do país dos custos das subsidiárias do Norte, por conta dos furtos de energias, conhecidos como "gatos".

O texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sansionado pelo presidente, mas segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores (Abrace), os custos dos "gatos" e de outras emendas aprovadas na semana passada, podem aumentar a conta em 4% no ano que vem.

“Vale a pena assumir esses custos para privatizar essas empresas? Vale, mas não a qualquer custo.” diz o presidente da Abrace, Edvaldo Alves de Santana

Esse projeto coloca o ressarcimento dos custos que que a Eletroacre (Acre) e a Ceron (Rondônia) tiveram com os furtos desde 2009. Como o edital de licitação não previa esse benefício, ficarão mais baratas as distribuidoras que vão ser leiloadas no dia 26 de julho, gerando um crédito de R$ 600 milhões para as empresas.

No caso da campeã de gastos do país, Amazonas Energia, o índice de furtos pode ser ajustado para baixo novamente. Logo isso será bancado pelos consumidores de todo país, mesmo o novo dono reduzindo o nível de roubo, poderá ficar com todo lucro até a primeira revisão de tafiras da empresa, que vai ocorrer após cinco anos depois do leilão.

A aprovação da lei que facilita a vendas das distribuidoras da Eletrobras, quebrou um acordo feito pelo presitende da Câmara e o presidente do Senado. Que deixaram prolongar uma medida provisória, onde tratava desse assunto, pois várias emendas foram incluídas desconfigurando o testo enviado pelo executivo. O projeto foi criado pelo governo sem as emendas, mas os parlamentares incluiram novamente.

(Com informações da Veja)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias