plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Engenheiro preso por desvio de dinheiro é o terceiro identificado em vídeo de assédio

O vídeo que mostra um grupo de brasileiros assediando uma jovem russa durante a Copa do Mundo repercutiu no país de maneira muito negativa, chocando a maioria dos que assistiram a gravação. Logo após a circulação das imagens, muitos brasileiros começaram

O vídeo que mostra um grupo de brasileiros assediando uma jovem russa durante a Copa do Mundo repercutiu no país de maneira muito negativa, chocando a maioria dos que assistiram a gravação. Logo após a circulação das imagens, muitos brasileiros começaram a compartilhar informações na tentativa de identificar os autores da lamentável cena. Na noite desta terça-feira (19), o terceiro brasileiro foi identificado.

Trata-se do engenheiro civil Luciano Gil Mendes Coelho, natural da cidade de Picos, no Piauí. Ele já foi preso pela Polícia Federal em 2015, em uma operação conjunta da Polícia Federal com a Controladoria Geral da União, por participação em esquemas de desvio de dinheiro público na prefeitura de Araripina (PI), onde atuava como engenheiro civil para o órgão público. Luciano também atuou como secretário de Saúde e também de Educação do Estado do Piauí, sempre fazendo parte do mesmo grupo envolvido em esquemas de corrupção

Segundo a investigação, o grupo de Luciano desviava repasses do Ministério da Educação, que deveriam ser usados para a construção de creches, escolas e quadras esportivas. Segundo a PF, o grupo de aliados do ex-prefeito Alexandre Arraes (PSB) fraudava licitações para que as empresas dos parentes e laranjas do grupo fossem beneficiadas.

Imagem do perfil do Facebook de Luciano (Reprodução)

Na época do crime a Polícia Federal explicou o esquema que Luciano fazia parte: “Após a licitação, com a assinatura do contrato, não é a empresa vencedora que executa a obra, mas sim as empresas de Paulo Arraes e de Ricardo Arraes (irmãos do prefeito de Araripina) que executam as obras. Não há pagamento dos encargos sociais (não há recolhimento do INSS e do FGTS); as obras se protraem no tempo, no intuito de se conseguir mais e mais aditivos contratuais, sempre com a intenção de lucrar mais. Serviços não são executados, porém são pagos; algumas vezes pagos em duplicidade. Os engenheiros da prefeitura inserem dados falsos (fotografias e atestes de medições nos sistemas do FNDE) – tudo para liberar os recursos federais.”

Quarto Identificado Trabalha em Companhia Aérea

Também nesta noite foi confirmada a identidade de mais um brasileiro envolvido no caso. A Polícia Militar de Santa Catarina confirmou que o tenente Eduardo Nunes, que serve na cidade de Lages, é um dos presentes na gravação.

A corporação informou que abrirá um processo administrativo disciplinar sobre o militar.

Na segunda-feira (18), o pernambucano Diego Valença Jatobá, que foi secretário de Turismo de Ipojuca (PE), foi o primeiro a ser reconhecido.

O portal UOL conseguiu contato com Luciano Gil Coelho. O empresário disse, por telefone, que tem mulher e filha e que jamais agrediu uma mulher:

“Somos pais de família, trabalhadores e vocês estão acabando com a vida da gente... Quem está brincando carnaval exagera um pouquinho na bebida e às vezes passa do ponto. Peço desculpas às mulheres que possam ter se sentido ofendidas. A brincadeira passou do ponto. Nunca agredi mulher, naquela hora não houve coação moral, não houve forçação de barra com ela, não houve mão boba, não teve nada disso. Ela estava superanimada, como diversas russas que estão curtindo a festa, porque as russas nunca tiveram uma festa como essa - disse Luciano ao UOL, acrescetando não conhecer o grupo, apenas ter se juntando ao que classificou como "brincandeira".

(Com informações de O Globo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias