plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS BRASIL

Tabaco é um vilão do coração

Você sabia que o uso do tabaco aumenta em até duas vezes a possibilidade de infarto e em até três vezes as chances de um derrame cerebral? O alerta é baseado no estudo feito pela Fundação do Coração e ganhou uma importância ainda maior no dia 31 passado,

Você sabia que o uso do tabaco aumenta em até duas vezes a possibilidade de infarto e em até três vezes as chances de um derrame cerebral? O alerta é baseado no estudo feito pela Fundação do Coração e ganhou uma importância ainda maior no dia 31 passado, quando ocorreu o Dia
Mundial sem Tabaco.

Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema ‘Tabaco e Doenças Cardíacas’, para lembrar a população que o uso da substância é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. A nicotina estreita as veias e artérias. Sem contar que outros componentes do cigarro lesam o endotélio, a camada de revestimento interno dos vasos.

“Ele destrói a proteção das paredes que ficam vulneráveis à oxidação das gorduras, formando placas. Este é o estopim para o infarto agudo do miocárdio”, explica o médico cardiologista José Rufino, presidente da Sociedade Médica Cirúrgica do Pará. O especialista destaca que, para as mulheres que usam anticoncepcional, a mistura com a nicotina é um agravante para o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Não há dúvida que, para quem fuma, o risco de morte é maior de quem não usa o cigarro”, observa o cardiologista.

Das cerca de 7 milhões de pessoas que morrem anualmente no mundo em função do tabagismo, 900 mil são vítimas de fumo passivo. Rufino afirma que as pessoas que estão próximas dos fumantes podem ter a musculatura das artérias do coração afetadas. “As doenças acometidas são muitas, e atingem, principalmente, quem está com baixa resistência”, aponta.

RISCOS

O médico destaca que não há quantidade mínima para o cigarro fazer mal à saúde. “Um cigarro apenas já faz mal”, alerta. Com o slogan ‘Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!’, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. “A melhor forma de não ter doenças é a prevenção”, alerta Rufino.

“Devemos mostrar às pessoas a importância de uma vida saudável, das mudanças de hábitos e de boas práticas e alimentação”, orienta o cardiologista. O tabagismo ainda é o principal fator das doenças do sistema respiratório, já que pessoas fumantes, inclusive as passivas, possuem chances maiores de desenvolverem câncer de pulmão. A fumaça que o cigarro deposita no pulmão contém mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, muitas delas cancerígenas.

A coordenadora do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fátima Amine - que é médica pneumologista-, explica que existem mais de 50 doenças relacionadas ao consumo do tabaco, que é a principal causa de morte evitável no mundo. Ela reforça que as campanhas de mobilizações têm o objetivo de conscientizar e motivar o fumante, com o apoio de seus familiares, a deixar o vício.

Saiba mais

- O IBGE aponta que 14,7% da população brasileira é fumante
- O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
- Em 2016 morreram no Pará 505 pessoas que desenvolveram câncer na traqueia, brônquios e pulmões
- Em 2017 o número de internações de pacientes com esses três tipos de doenças chegou a 197 – das quais 140 só em Belém. Nos primeiros três meses deste ano foram 35

Como tratar

- Procure informações na unidade de saúde mais perto de sua casa. O programa contra o fumo funciona em 80 municípios do Pará
- Em Belém, há tratamento nas unidades municipais de saúde do Telégrafo, Tapanã, Marambaia, Jurunas e Benguí II.
- No interior do Estado, o serviço funciona a partir da iniciativa de cada Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Serviço

O Centro de Referência em Abordagem e Tratamento ao Fumante da Sespa funciona na URE da avenida Presidente Vargas, 512, esquina com a Praça da República, em Belém.

Telefone para informações: (91) 3242-5645

(Roberta Paraense/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Brasil

Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

Últimas Notícias